Semed realiza plantão para chamada escolar de 03 a 06

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar entre os dias 03 a 06 de fevereiro um grande plantão para chamada escolar. Acontecerá no Teatro Banzeiros, porque as escolas estão em fase de preparação para o início do ano letivo, no dia 09. A Demanda deste ano está muito acima do esperado. O censo escolar, realizado em novembro último, apontava para a necessidade de abertura de três mil cento e cinquenta novas vagas, mas as novas procuras ultrapassam sete mil.



“Ocorre que os pais não atenderam ao censo escolar, não fizeram adequadamente a sua parte”, disse Chaguinha, secretária da Semed, que explicou também as causas do grande acréscimo dos novos alunos. “Muitas famílias ribeirinhas se transferiram para a zona urbana, muitos alunos de escolas particulares foram transferidos para as escolas públicas, a implantação da nova lei federal para a inclusão de crianças de quatro anos completos ou incompletos provocou também um forte efeito sobre a rede municipal de ensino, além de tudo isso, a implantação de ensino integral em quatro escolas da área urbana também influiu bastante. É preciso entender que as mudanças trouxeram muitos novos alunos, sendo muitos deles crianças com apenas três anos de idade”, informou.



Para enfrentar as dificuldades com vagas a Semed está providenciando novas creches.

“Temos uma equipe de servidores cuidando especialmente desse assunto. Alguns prédios estão sendo alugados. Um desses casos ocorre no Bairro Cidade Nova, onde um prédio com doze salas deve passar por adaptações para funcionar até março. Há também o caso do antigo posto de saúde Renato Medeiros. Algumas reformas vão ser feitas lá para que possamos incluir cerca de cem alunos”, explicou.


As famílias que ainda não conseguiram matricular suas crianças devem procurar o plantão da chamada escolar no Teatro Banzeiros, nos dias 03 a 06 de fevereiro ou irem diretamente à sede da secretaria, onde cerca de cem pessoas têm sido diariamente atendidas. As aulas se iniciarão no dia 09 de fevereiro. “Estamos empenhados em atender a todos os casos. Após o dia 06, vamos sentar com o prefeito para estudar a solução dos casos ainda em aberto. Os recursos da Semed para gastos com alugueis deve se esgotar em breve, porque a demanda foi superior ao planejado, mas a população pode ficar tranquila, pois junto com o prefeito acharemos solução para todos os casos”, finalizou a secretária.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários