Semed realiza palestas de Prevenção da Violência Sexual

 

Os alunos dos turnos da manhã e tarde da Escola Municipal Voo da Juriti da zona Leste de Porto Velho participaram de uma palestra educativa com o tema: Prevenção da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, nesta terça-feira, 28. A atividade faz parte da segunda fase dos trabalhos alusivos a campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Apoio ao Educando e da Divisão de Saúde Escolar. Esta é a segunda fase do projeto e serão atendidos 600 alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino.


Márcia Borges, técnica da Divisão de Saúde Escolar, explica que o trabalho da equipe é, principalmente,  sobre a prevenção para as crianças. Segundo ela houve um aumento significativo do número de casos de abusos sexuais. “Nós vemos no noticiário, por exemplo, casos de crianças abusadas. Nossa equipe trabalha de forma criativa para que as crianças possam aprender a se defender. Então usamos os personagens Pipo e Fifi em um Power Point em que a gente vai explicando as partes do corpo, como fazer a higiene íntima sem precisar da ajuda de adultos, quais são as atitudes que você deve ter ao receber um carinho positivo ou um carinho negativo de forma que a criança perceba até onde pode mexer no seu corpo e como pode abraçar. Usamos bonecos que representam a família e dizemos que estas situações também podem ocorrer em um lar. E passamos vídeos que retratam sobre a mesma temática, como a história de uma menina que sofre violência em casa e conta na escola, além de outros vídeos de acordo com cada faixa etária”, conta Márcia.

 A professora do primeiro ano, Maria Helena, relata que a criança é muito inocente existem situações em que ela não percebe a maldade. “Vemos que em muitos casos ela  não sabe pedir ajuda. E a palestra esclarece para as crianças algumas situações do que  pode e o que não pode.  É importante a criança desde cedo a ter este contato e saber se defender. Muitas nessa idade podem até perceber estão em uma situação errada, mas tem medo e  não sabem como se defender”, comenta.

A Semed é integrante da Rede de enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes desde 2008. A primeira etapa da campanha, com início do dia 18 de maio, contou com o seminário: Trabalho em rede, Identificação de violências, Fluxograma da Rede e Notificação de violências, realizado para profissionais que atuam nas áreas da educação e saúde, capacitando-os para atuarem na proteção de crianças e adolescentes.

 Fotos Roseval Guzo

Autor / Fonte: Por Rebeca Barca

Leia Também

Comentários