Semed realiza formação para gestores e professores municipais de Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por médio do Departamento de Apoio ao Educando (Dae), das Divisões de Alimentação Saudável e de Saúde Escolar (Dise) realiza uma nesta terça-feira, 28 de julho, no período das 8 às 17 horas a capacitação: “Formação em Sustentabilidade”, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Teatro Banzeiros), situado à rua: José do Patrocínio, 512 – Centro.

A formação é direcionada a gestores e professores municipais de Ensino Fundamental das escolas: Barão do Rio Branco, Boa Esperança, Cora Coralina, Joaquim Vicente Rondon, Marechal Rondon, Nossa Senhora de Nazaré, EMEF. Olympia Salvatore, Santa Júlia e Valdeci Teixeira -escolas rurais pertencentes à Divisão de Ensino Rural (Dier) do Núcleo de Porto Velho/NEPV e do Núcleo de Ponta do Abunã.

De acordo com Aldenizia Silva de Almeida Farias, coordenadora do programa, a ação faz parte do Programa: Crianças Saudáveis, Futuro Saudável. E o treinamento cobre os temas de sustentabilidade, liderança e trabalha a crianças como agentes de mudança e multiplicadores. “O Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável visa melhorar a qualidade de vida das crianças e das comunidades através de ações voltadas para a educação em saúde e nutrição. A base do programa é transformar as crianças em agentes de mudança, levando mensagens de higiene alimentar, pessoal e ambiental para suas”, explica.

A coordenadora relata que dentro dos objetivos específicos do programa, estão: Determinar o estado nutricional das crianças participantes; envolver a comunidade nas atividades do programa, por meio de treinamentos; melhorar o acesso à água potável e mobilizar a comunidade para melhorar o acesso ao saneamento básico, coleta de lixo e água. “Para estabelecer um programa que seja sustentável e com impacto em longo prazo, é fundamental que as parcerias com o governo local, organizações de base e população tornem-se fortes e estruturadas. Na experiência da Inmed Brasil é preciso um mínimo de três anos de um programa educacional para estabelecer essas parcerias, bem como para uma maior sensibilização nas comunidades o que leva às mudanças de comportamento e busca por uma melhor qualidade de vida” acrescenta.

Histórico
O programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é desenvolvido para aproximadamente 2.254 crianças de 9 escolas públicas da cidade Porto Velho, nos distritos de Jacy-Paraná, Nova Mutum Paraná, Mutum Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã.

No mês maio deste ano a Semed realizou uma pré capacitação nas nove escolas, com os temas em “educação sanitária”, “alimentação saudável e nutrição”, “horta escolar”, horta suspensa, meio ambiente e o método: Desinfecção Sola da Água (Sodis).

O objetivo é que gestores, professores e equipe escolar, tenham as apostilas como ferramenta de apoio na execução das atividades educativas que são desenvolvidas mensalmente desde o início do Programa: Crianças Saudáveis, Futuro Saudável.

Em Porto Velho o programa foi iniciado em setembro de 2011. Foram realizados exames biomédicos com uma amostra da população para um diagnóstico inicial e após tratamento das crianças, os exames foram refeitos para obter dados comparativos. Foi realizado treinamento com professores de todas as escolas participantes orientando sobre as atividades educativas com alunos e comunidades.
O Programa: Crianças Saudáveis, Futuro Saudável é realizado em parceria com a Inmed Brasil e Fundação GDF SUEZ.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários