Semed promove curso de formação para orientadores e supervisores educacionais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nova etapa do curso de formação continuada para orientadores e supervisores educacionais das escolas municipais de ensino fundamental. O evento está acontecendo no Teatro Banzeiros, tendo se iniciado na quarta-feira (17) e devendo ser encerrado na quinta-feira (18).

Segundo explicou Tamara Kaster, da Divisão de Ensino Fundamental (DEF/Semed), trata-se já do quinto encontro, desde que ele foi iniciado no mês de maio deste ano. A previsão do projeto é a realização de sete encontros, tendo ao final uma grande avaliação dos efeitos concretos nas unidades de ensino. “Particularmente, neste encontro, estamos trabalhando com os instrumentais da temática do bloco pedagógico. É o estudo dos instrumentais do bloco pedagógico de alfabetização e letramento do primeiro ao terceiro ano”, explicou.

O objetivo dos encontros é a promoção da formação continuada e a reflexão de temas pontuais, aplicados a cada área específica de atuação dos profissionais. “Tanto para a área da orientação quanto para a da supervisão queremos ofertar auxilio para as práticas da escola. Neste encontro sobre o instrumental do bloco pedagógico, estamos refletindo sobre as formas de acompanhamento mensal aos alunos do primeiro ao terceiro ano. Os profissionais que estão acompanhando essa formação estão ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). São todos servidores da rede municipal e atuam junto ao grupo de professores das escolas, levando para as escolas a formação adequada segundo a perspectiva do Pnaic.

Para esses encontros, geralmente, a DEF tem convidados professores doutores e mestres, porém, para o evento deste mês foram convidadas como ministrantes as professoras Marisa, Darcy, Cleuza e a Leny, que pertencem aos quadros da Semed. “Elas vão trabalhar sobre os instrumentais do bloco pedagógico, assim, fizemos a preferência de chamar profissionais da própria rede municipal, a fim de aplicar essa formação se baseando também nas experiências que elas possuem com os assuntos relativos às perspectivas do Pnaic”, informou Kaster.

No próximo mês, o encontro tratará do tema da violência escolar. No mês seguinte, haverá atividades de socialização de experiências e ações avaliativas para a percepção de frutos concretos incidentes nas atividades escolares, após a maratona de cursos para formação dos orientadores e supervisores.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários