Semed e Unir trabalham em parceria na elaboração de currículo da Educação Básica

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) estão trabalhando em parceria na construção de um Currículo Municipal para a Educação Básica. Na segunda-feira (20), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, um grupo composto por representantes das escolas municipais, professores e técnicos da Semed e professores da Unir, especialistas em Educação Básica, reuniu-se para traçar as metodologias de trabalhos. Houve apreciação das metas norteadoras e a repartição dos grupos de estudos que formularão as propostas para cada uma das áreas a serem contempladas no currículo.


 
    Tamara Kasper, chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF/Semed), explicou que o MEC estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Básico, que dispõe sobre as disciplinas a serem aplicadas em todo o país e as habilidades a serem conquistadas pelos alunos a cada ano. Elas não determinam, porém, os conteúdos e métodos a serem utilizados nos municípios para o alcance dos objetivos. Os currículos municipais é que norteiam as escolas municipais e os trabalhos dos professores na aplicação de cada uma das disciplinas. “O município já tentou algumas vezes construir seu currículo, mas esses trabalhos nunca foram finalizados. Esta é uma necessidade imperiosa da educação em Porto Velho e é um desafio que a Semed se propôs a resolver até o próximo ano. O currículo direciona as escolas e a conclusão dessa tarefa é fundamental para o andamento da educação básica, para a formação dos alunos e para o serviço dos professores”, disse Kasper.


 
    A primeira etapa dos trabalhos dura até novembro deste ano. Uma interrupção é prevista, em decorrência da paralisação das atividades escolares no município e na Unir nos meses de dezembro e janeiro. Em fevereiro eles são retomados com a perspectiva de finalização em abril. “Vamos construir o currículo do primeiro ao quinto e do sexto ao nono ano. Nos casos da área ribeirinha e dos distritos do eixo da BR, os professores das localidades contribuirão apontando suas necessidades específicas. O currículo será único, servindo às escolas urbanas e escolas rurais. As realidades devem se complementar para um direcionamento comum a todas as regiões”, esclareceu. 


 
    Os dez professores disponibilizados pela Unir para colaborar com a Semed são  especialistas em cada uma das áreas a serem contempladas no currículo, tais como matemática, geografia, história, língua portuguesa e as demais. Na reunião, todos foram apresentados e informados dos objetivos a serem alcançados. Foi apresentada também a metodologia de trabalho para a produção das propostas de cada área e compostos os grupos de trabalhos. Após 30 dias serão as primeiras versões das sugestões a serem aplicadas a cada área do currículo, produzidas pelos grupos, serão apresentadas. Em seguida, serão realizados seminários para discussão das ideias. Por fim, um fórum será promovido para conhecimento e reflexão de toda a comunidade. “Esperamos ter tudo finalizado em abril próximo, mas colocamos junho como data limite. Uma vez completado, o currículo será inicialmente disponibilizado em mídia eletrônica até a conclusão do processo de licitação para a reprodução gráfica do material”, explicou a chefe da Divisão de Educação Básica da Semed. 


 
    Rosângela Hilário, do Departamento de Educação da Unir, informou que os professores disponibilizados pela universidade estão contribuindo gratuitamente com a Prefeitura na efetivação do currículo municipal. “Nós nos sensibilizamos com o problema apresentado pela Semed. Porto Velho é uma das poucas capitais brasileiras que não possui uma matriz curricular própria. Isso é um enorme obstáculo para a boa formação dos alunos. A utilização de livros didáticos não é suficiente para promover a educação. É necessária a construção local dos saberes, levando em conta, inclusive, a cultura própria das comunidades da região” observou.


 
    Ela informou ainda que o grupo de docentes da Unir também poderá contribuir com a capacitação dos professores municipais na adequação ao novo currículo. “Queremos também incluir a matriz curricular municipal no conjunto de conteúdos da formação dos novos professores, os que são formados pela Unir e, caso possível, também aos formados pelas demais instituições de Educação Superior em Porto Velho. Esperamos que o novo currículo municipal seja uma das competências apresentadas pelos novos docentes que serão formados em nosso município”, disse a professora.

Autor / Fonte: Por: Renato Menghi

Leia Também

Comentários