Semed adquire materiais didáticos para a Educação Infantil

  A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou na manhã desta quarta-feira (29) o seminário Formação ao Livro Didático na Educação Infantil. O evento que acontece no Teatro Banzeiros, de quarta a sexta-feira (29 a 31), visa oferecer formação aos docentes da Educação Infantil (Pré 1 e Pré 2) da Rede Municipal de Ensino quanto às práticas pedagógicas apropriadas ao manuseio da nova coleção adquirida pela Semed. Segundo explicou Josineide Macena, diretora do Departamento de Educação, a aquisição dos livros para a Educação Infantil deve subsidiar melhor a prática docente e oferecer uma metodologia mais apropriada para o trabalho com essa clientela da Rede Municipal de Educação. “Nunca tivemos livros para a Educação Infantil antes. As próprias escolas vinham produzindo seus materiais. Algumas conseguiam fazer, outras não, mas era assim que seguiam suas rotinas. Agora, queremos implantar uma nova metodologia para a Educação Infantil e passarmos a ter na Rede uma proposta mais adequada para as turmas de Pré 1 e Pre 2, compostas por crianças de 04 e 05 anos”, disse a diretora.


 
    Foram adquiridos 19.464 volumes da Coleção Descobrir e Aprender, que deverão beneficiar a 9,7 mil alunos da Educação Infantil na área urbana e na zona rural do município. Quatrocentos e vinte e sete professores estão participando do seminário no Teatro Banzeiros, que durante as manhãs reunirá os professores que atuam nas escolas no período matutino e durante as tardes os professores do período vespertino. “São três dias de formação que já estavam assinalados em nosso calendário. As escolas não ficarão paradas porque atividade as já haviam sido preparadas para serem realizadas nesse período e os pais também já estavam avisados”, explicou Macena.


 
    A equipe que atua na ministração do curso foi enviada pelo Instituto Prisma, de Fortaleza/CE, que publica a coleção. “Vamos realizar oficinas, palestras e outras aplicações didáticas para preparar os professores ao trabalho com o material. Os livros não serão o único recurso das escolas, mas ao passarem a trabalhar com eles as escolas passarão a unificar mais a ação pedagógica para a Educação Infantil. Sem dúvidas, isso deve ser muito bom para o município. A Coleção Descobrir e Aprender foi selecionada pela Semed e nós fomos enviados para dar a formação inicial e o acompanhamento do processo educativo. O material foi produzido pelo Instituto Prisma e aprovado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), como uma forma de agilizar o aprendizado das crianças na Educação Infantil”, explicou Walkíria Kaminski, representante do Instituto Prisma.


 
    Cada professor participante do seminário recebeu dois kits, um com os materiais para as turmas de 04 anos e outro das turmas de 05 anos. Cada aluno da Rede Municipal de Educação receberá seu próprio kit, contendo os livros da coleção.


 
    A secretária da Semed, Francisca das Chagas (Professora Chaguinha), disse que ao assumir a pasta procurou dar uma atenção diferenciada à Educação Infantil. “Percebemos muitas deficiências nas escolas. Muitos professores não têm um direcionamento para a Educação Infantil. As diretorias nos pediam ajuda, os pais nos procuravam para trazer suas inquietações, de forma que passamos a dar uma maior atenção e a desenvolver propostas para melhorar. A aquisição e o uso desse material  deve propiciar maior desenvolvimento da Educação Infantil no município, como jamais se viu antes. A seleção do material foi feita pelo pessoal do Departamento de Educação e demandou muito trabalho, mas estamos certos de que os resultados serão muito vantajosos”, concluiu a secretária.

Autor / Fonte: Por Renato Menghi

Leia Também

Comentários