SEMAST inicia curso de Piscicultor para produtores rurais

A Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria de Ação Social e Trabalho, iniciou na manhã desta terça-feira (25) o curso de Piscicultor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O objetivo do curso é identificar as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo, além de calcular e fornecer alimentação adequada ao sustento dos peixes e monitorar e intervir nos níveis e parâmetros da água. A carga horária é de 160 horas sendo 120 horas prática.

“Os produtores recebem todo tipo de auxílio necessário, como o material que será utilizado durante o curso, além de receber informações importantes com profissionais ligados a área, para que possam desenvolver tudo que é ensinado aqui”, declarou Miriam Lacerda, Secretária de Ação Social.

Segundo a Coordenadora do Pronatec em Cacoal, Gisele Pascoal, o curso é exclusivo para o público rural. “Este é um curso em parceira com o SENAR que foca os moradores da área rural, ressaltando a participação das associações que foram fundamentais para realização”, lembrou Gisele.

O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e oportunizar e preparar estudantes, trabalhadores e beneficiários dos programas federais para o mercado de trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) passou a fazer parte do programa ainda em 2011, contribuindo para a expansão, a interiorização e a democratização da oferta de cursos para jovens e adultos.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários