Semagric participará do IV Congresso e Educação Ambiental

A Prefeitura de Porto Velho será representada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) no IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, com o tema “Água e Agricultura Familiar”. O evento será realizado de três a cinco de setembro, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na capital de Rondônia, a partir das 9 horas.

O secretário Leonel Bertolin (Semagric), além de ajudar na organização com sua equipe, será um dos palestrantes que vai abordar a importância da preservação dos mananciais aquíferos em território Amazônida para a expansão da agricultura familiar. Bertolin também vai falar sobre políticas públicas para evitar o êxodo rural, segurança alimentar, qualidade da água, qualidade de vida para o homem do campo e as ações de sua secretaria na gestão do prefeito Mauro Nazif.

Dentre as ações da Semagric, Bertolin destaca a realização de pré-conferências para ouvir os produtores rurais, eventos que aconteceram em diversos setores produtivos de Porto Velho.Todas as sugestões feitas pelos agricultores, foram colocadas novamente em debates na 1ª Conferência Municipal da Agricultura e Abastecimento do Município, no dia 14 de agosto último, fato inédito na capital rondoniense. “Queremos chamar a atenção do poder público e da sociedade em geral para a valorização do homem do campo. São os produtores rurais, com muito trabalho e esforço que abastecem os centros urbanos com alimentos de qualidade. É preciso nos conscientizarmos de que a sustentabilidade do nosso planeta depende da conscientização dos agricultores no uso dos recursos naturais que dispomos, principalmente a água”, comentou Leonel Bertolin.

Especialistas


Doutores em diversas áreas e de vários estados estarão presente e participarão de palestras, mesa redonda e workshop de assuntos voltados para o tema principal do congresso. Em pauta, temas como educação ambiental e desenvolvimento sustentável; água e gestão comunitária: a riqueza dos povos da Amazônia; empreendedorismo sustentável; educação ambiental e gestão territorial; endemias e epidemias na Amazônia, dentre outros.

O professor doutor Ziadir Francisco Coutinho (Fio Cruz/Rio de Janeiro), vai palestrar sobre o parococo, que causa a paracoccidioidomicose, uma doença que só existe na América Latina e atinge o homem do campo, podendo levá-lo à morte se não detectada de forma precoce. Devido ao principal sintoma, que é a tosse, é muitas vezes confundida com tuberculose.

Coordenadora geral do evento, Isabel Cristina da Silva afirma que o foco principal do congresso é a uso da água para o fortalecimento da agricultura familiar.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários