Sema reúne instituições parceiras em prol de combate às queimadas

A divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) reuniu nesta terça-feira (04/08) representantes de instituições parceiras, em prol de definir estratégias de combate as queimadas urbanas. A iniciativa se dá em virtude da União e o Estado terem decretado estado de emergência ambiental em Rondônia, inclusive em outras regiões devido aos crescentes focos de incêndio.
 
O excesso dessa prática aponta riscos à saúde e acidentes provocados pelo fogo. A Sema vem viabilizando parcerias com as demais secretarias municipais, demais instituições entes federadas e do setor privado objetivando disseminar a educação para afim de combater às queimadas urbanas nos meses de agosto a outubro.
 
Stenio Mota, chefe de Educação Ambiental detalhou a programação idealizada pela Sema afim de obter sugestão para alcançar os objetivos dessa campanha e a princípio informou que pretendem fazer pit stop, envolver os alunos nas escolas e fazer a abordagem porta-a-porta nas residências. Michele Toletino, Diretora de Políticas Ambientais da Secretaria solicitou espaço em reuniões pedagógicas dos profissionais de educação a fim de obter o engajamento da rede municipal de ensino.
 
BPA
 
O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Tenente Coronel Rogério Torres afirmou que irá disponibilizar uma equipe porque entende que a educação é uma forma de repressão e é bom deixar a população consciente que queimar poderá gerar multas. Também se colocou à disposição para encaminhar o material educativo através da base da corporação aos distritos, a fim de colaborar com a campanha.
 
Semed
 
A professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tamara Azevedo ficou de viabilizar agenda nas escolas municipais para que o trabalho alcance o maior número possível de alunos, inclusive fazer uma divulgação na sede da instituição. Também irá abrir espaço nos encontros de grande concentração pedagógica afim de obter o maior número de adesão possível, pois todos almejam uma melhor qualidade de vida. Já Ailton Pacheco chamou a atenção para a importância de visitar as escolas municipais de maior número de alunos em bairros de grande incidência a fim de envolver a comunidade escolar e os pais. Sugeriu que fossem encaminhados cartazes ás escolas, inclusive para as de zona rural e distritos com o intuito de haver a maior abrangência possível do público que abrange todas as modalidades de ensino.
 
Semtran
 
O representante da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Joelmir Silva propôs realizar blitz educativa e ao final concordaram em abrir essa campanha com a realização de um pit stop a partir de 8h de quarta-feira (05/08) no cruzamento das Avenidas José Vieira Caúla com Jorge Teixeira ao lado da Rodoviária. Posteriormente, irão centralizar as atividades da campanha nos bairros que vem apresentando os maiores índices de denúncias a exemplo do Castanheira, Nova Porto Velho, Três Marias, Nacional, Nova Esperança, Mato Grosso e Embratel.

Autor / Fonte: Sema

Leia Também

Comentários