Sem querer, Anderson Silva abriu caminho para amigos lutarem por seu trono no UFC

 


Lyoto Machida e Ronaldo Jacaré, alvos de críticas de Anderson Silva 

© Divulgação - UFC Lyoto Machida e Ronaldo Jacaré, alvos de críticas de Anderson Silva

 

Durante quase sete anos, Anderson Silva reinou absoluto como o campeão do peso médio do UFC. Enquanto isso, Lyoto Machida e Ronaldo Souza, o Jacaré, também brilharam no MMA, mas longe do trono do antigo amigo - um era meio-pesado; o outro, do Strikeforce.

 

 

Agora, com o ex-campeão em baixa, abalado por um escândalo de doping, são justamente os dois que aparecem com força para tomar o posto que foi de Anderson por tanto tempo. Para isso, o evento do UFC que acontece neste sábado, em Nova Jérsei, é fundamental.

 

 

Desde a derrota do Spider para Chris Weidman, a categoria dos médios do UFC ganhou novo gás. A grave lesão do brasileiro, que o tirou de combate por um ano, ajudou a movimentar ainda mais o peso, que, agora, parece definitivamente livre da sombra do ex-campeão.

 

 

Tudo isso - ainda que indiretamente, claro - só ajudou a impulsionar Lyoto e Jacaré. O primeiro desceu de peso em outubro de 2013, pouco depois de Anderson perder o cinturão. Se o amigo recuperasse o título na revanche contra Weidman, um duelo entre eles era pouco provável.

 

 

Sem se preocupar com isso, Lyoto fez sua parte e confirmou a condição de um dos melhores nomes da categoria desde a estreia. Anderson perdeu novamente para Weidman e deixou livre o caminho para um novo desafiante, em chance que caiu no colo do carateca.

 

 

No UFC 175, em julho de 2014, Lyoto acabou derrotado por Weidman, abrindo espaço para um novo desafiante. Jacaré, que chegou ao UFC em maio de 2013, como um dos principais nomes do extinto Strikeforce, logo se credenciou ao posto e é hoje o número 1 dos médios.

 

 

Ainda assim, Anderson quase atrapalhou os planos de Jacaré e Lyoto quando retornou ao UFC vencendo Nick Diaz. Assim que teve o braço levantando, o brasileiro voltou à fila do título, a qual só voltou a sair com o a notícia de que havia sido flagrado em exame antidoping.

 

 

Para este sábado, o cenário tinha tudo para ser mais favorável a Jacaré, mais bem ranqueado. Seu adversário original, o cubano Yoel Romero, contudo, acabou se machucando, e o brasileiro terá pela frente Chris Camozzi, ex-demitido do UFC, que aceitou a luta há uma semana.

 

 

A fragilidade do rival, que vem de quatro derrotas seguidas - sendo uma para o próprio Jacaré -, pesa contra o líder do ranking do UFC. Já para Lyoto, que encara a pedreira Luke Rockhold, último campeão do Strikeforce e também cotado para o título, o cenário é inverso.

 

 

Ainda que Lyoto tenha acabado de ter uma chance de lutar pelo título, uma vitória convincente pode alçá-lo, novamente, a um duelo pelo cinturão, ainda que seja difícil saber os planos do UFC. Fora tudo isso, Rockhold é outro que se credencia ao title shot com triunfo.

 

 

A única certeza é que três dos principais nomes dos médios estarão em ação no UFC: Machida x Rockhold, que você acompanha, em tempo real, no ESPN.com.br, a partir de 17h30 (de Brasília). Fora os amigos de Anderson, o Brasil também terá Diego Brandão no evento.

 

 

Veja o card completo do UFC: Machida x Rockhold:

 

 

Card principal
Lyoto Machida x Luke Rockhold (Peso médio)
Ronaldo Jacaré x Chris Camozzi (Peso médio)
Cub Swanson x Max Holloway (Peso pena)
Felice Herrig x Paige VanZant (Peso palha feminino)

 

 

Card preliminar
Jim Miller x Beneil Dariush (Peso leve)
Ovince St. Preux x Patrick Cummins (Peso meio-pesado)
Corey Anderson x Gian Villante (Peso meio-pesado)
Takeya Mizugaki x Aljamain Sterling (Peso galo)
George Sullivan x Tim Means (Peso leve)
Diego Brandão x Jimy Hettes (Peso pena)
Eddie Gordon x Chris Dempsey (Peso médio)

 

www.msn.com/pt-br/esportes/lutas/sem-querer-anderson-silva-abriu-caminho-para-amigos-lutarem-por-seu-trono-no-ufc/ar-AAbf497

Autor / Fonte: ESPN

Leia Também

Comentários