SEGURANÇA: Unisps serão entregues em 2015

  unisp-01

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) pretende iniciar, até junho de 2015, a instalação de refrigeradores de ar e mobiliário das primeiras 19 Unidades de Segurança Pública(Unisps), cujas obras estão em andamento em diversos municípios, além da capital. Com o funcionamento destes organismos a população terá melhor atendimento e o governo ganhará com a redução do custo operacional dos setores funcionam de forma descentralizada

 

“Trabalhamos para que os prazos sejam cumpridos pelas empresas vencedoras das licitações. As Unisps serão entregues à população e aos servidores ainda em 2015”, destaca o delegado de polícia André Roberto, gerente de planejamento da Sesdec.

 

Investimentos

A construção simultânea de 19 novas Unisps representa o retorno dos grandes investimentos na área de segurança pública, o que não acontecia nos últimos 20 anos. Parte das unidades vai abrigar efetivos das polícias Militar e Polícia Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar

 

 Quatro Unisps de grande porte estão em construção na capital, três nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, e outras 10 de pequeno porte, nos municípios de Alvorada do Oeste, Buritis, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Cujubim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia e Rolim de Moura.  Entre as obras em andamento estão andamento quartéis para Subgrupamentos de Bombeiros (SGB) nos municípios de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena.

 

“A política de integração é um dos cinco eixos de atuação da Sesdec desde 2011 e, resguardadas as especificidades das atuações de cada integrante do sistema de segurança pública, visa a melhoria do atendimento à população e maior eficácia no combate ao crime, tanto pela vertente da prevenção quanto da apuração”, explica o secretário Antônio dos Reis, da Sesdec. Ele aponta que os prédios onde funcionam os organismos policiais são antigos e apenas recebiam reformas paliativas. “Com as novas instalações ganham os servidores, com novo e condigno ambiente de trabalho, e ganha a população com esses novos referenciais”, acrescentou.

unisp-02

Em Porto Velho, as Unisps de Grande Porte atenderão as regiões Sul, Leste, Centro e Unisp da cidade. Três das obras estão em fase adiantada e a última está em fase de licitação. Os investimentos são superiores a R$ 16 milhões. Assim que as unidades forem inauguradas serão desativadas as oito delegacias de polícia da capital, que em funcionam em estruturas precaríssimas e obsoletas.

 

Os recursos para a construção das Unisps foram viabilizados pelo governo do Estado, por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Há ainda grandes investimentos sendo feitos na área de tecnologia e inteligência, parte deles com recursos oriundos de convênios e com captação de recursos não reembolsáveis de fundos.

 

As outras obras programadas pela Sesdec são as seguintes:

- Prédio do IDNAC (Instituto do DNA Criminal)

- Sede do 5º BPM (Batalhão da Polícia Militar)

- Reforma do quartel da COE (Companhia de Operações Especiais)

- Reforma do quartel do 1º BPM – Batalhão da Polícia Militar

- Reforma do quartel 1º GB (Grupamento dos Bombeiros no Marechal Rondon)

- Sede Central de Logística da Segurança

- Sede do CII (Centro Integrado de Inteligência);

- Instalações para as Nucrim’s (Núcleos de Criminalística que reúnem  IML, IC e IICC) de Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná

- Prédios das Unisp’s de Jaci-Paraná e Nova Mamoré.

 

Fotos: Sesdec e Daiane Mendonça

Autor / Fonte: Nonato Cruz/DECOM

Leia Também

Comentários