Rondônia vai ao Fórum do Brasil Central como exemplo para mercado comum

A reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, que acontece nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), em Goiânia, apresentará avanços na definição do mercado comum do bloco. Os estados de Rondônia e Mato Groso serão citados como exemplo da viabilidade do projeto por terem estabelecido vantajoso comércio interno de fertilizantes.

Antes, Rondônia pagava mais caro pelo fertilizante que vinha do Paraná. Agora, o produto vem do Mato Grosso. Para chegar ao acordo, os governos dos dois estados fecharam entendimentos que serão apresentados durante a região.

Rondônia, Goiás e Mato Grosso compõem o Consórcio Brasil, juntamente com Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. O fórum é a instância de tomada de decisões e se reúne a cada dois meses.

Os debates também envolverão temas como estratégia para exportações, sistema de avaliação educacional e proposta de previdência Complementar. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi convidado pelo anfitrião da reunião, governador goiano Marconi Perillo, e deve participar do evento.

AVANÇOS

Representante de Rondônia, o governador Confúcio Moura vê o consórcio como uma nova forma de relacionamento dos estados com o governo federal que já se justifica pelos avanços conquistados. Várias propostas emanadas do bloco tiveram rápida acolhida no Palácio do Planalto em razão da força do bloco.

O fórum inicia sempre na quinta-feira, quando se reúne o Conselho de Administração, quando técnicos dos estados fecham os compromissos principais do evento, que serão avaliados no dia seguinte pelos governadores. É nesta agenda que constam projetos como a criação do Mercado Comum do Brasil.

A perspectiva é de que o assunto volte ao debate durante todo o ano, uma vez que envolve outras questões como identificação de produtos e sua importância para os estados do consórcio, além de definição de tarifas.

DETALHES

O especialista Clóvis Cabrera, da Fundação Getúlio Vargas, fará uma explanação sobre as minúcias que precisam ser definidas até a concretização do programa.

A assembleia dos governadores ocorre na sexta-feira, ainda no gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo, que é o presidente do Consórcio Brasil Central. Nesta ocasião, serão apresentados exemplos de gestão que podem interessar aos membros do bloco.

Estão previstas a apresentações do Programa Goiás Mais Competitivo, Austeridade do Governo de Goiás e mostra de programa da consultoria Agenda Brasil Futuro, que foi aplicada em Rondônia. 

Autor / Fonte: Nonato Cruz

Leia Também

Comentários