Rondônia representa a Região Norte no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

 20150305052747-640x360

Represantes estaduais no Consecti

 

Para o biênio 2015/2016, Rondônia representará a Região Norte nos debates nacionais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Na quarta-feira (4) em Brasília, o secretário adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, foi eleito diretor da região no Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) por representantes dos próprios estados do Norte.  O Consecti é uma entidade que coordena e articula interesses comuns das instituições estaduais de CT&I e contribui para o aperfeiçoamento da Política Nacional de CT&I, entre outras competências.

 

“É uma grande conquista para Rondônia. O resultado atendeu a vontade dos estados do Norte de forma democrática. Representa um feito inédito, pois sempre o Amazonas e Pará ocuparam a posição nos últimos dez anos”, ressaltou o atual diretor regional

 

Pedro Pimentel tem defendido o tratamento diferenciado para estados do Norte, principalmente na elaboração do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Desenvolvimento da Amazônia, que prevê projetos de curto, médio e longo prazos para os próximos 20 anos. Durante o encontro que definiu a nova gestão do Consecti, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, abordou pontos sobre os procedimentos a serem seguidos para que os estados realizem captação de recursos e concretizar projetos na área.

 

Segundo o adjunto, a viabilização de recursos para estados do Norte e alguns do Nordeste precisa ser melhor analisada, pois não possuem recursos como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, por exemplo, que têm condições de cumprir todos os requisitos exigidos para a captação dos recursos. “Dessa forma a competição em nível de projetos não favorece a nossa região. É preciso que isto seja revisto no Plano”, defendeu Pedro Pimentel.

 

Fotos: Consecti

Autor / Fonte: Jane Carla/ DECOM

Leia Também

Comentários