Rondônia faz transplante de rins entre doadores vivos

 IMG_3894

Jackson: começando novo ciclo de vida

 

Jackson   Rodrigues de 24 anos, morador do município de Jaru, sofria com problema renal há mais de três anos, o que deixava toda a família entristecida. Há dois anos ele fazia hemodiálise com frequência, acompanhado por médicos, entretanto, não encontrava doador compatível para o transplante.

 

Foi aí que sua mãe, Valdenira Rodrigues, 50, solidarizou-se com ele, fez exames que comprovaram a compatibilidade para a doação. Feita a cirurgia no Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho, doadora e transplantado estão bem. Segundo o diretor executivo do HB Rodrigo Bastos, transplantes de rins bem sucedidos ocorrem no hospital há mais de três anos, embora em 2013 e 2014 o procedimento tenha acelerado. A central de Transplante conta com equipe médica 24 horas de plantão para captação do órgão em qualquer lugar do estado.

 

“Este é um dos serviços para os quais o governador Confúcio Moura dá prioridade”, comentou o secretário estadual de saúde, Williames Pimentel.

 

IMG_3902

Valdenira Rodrigues: amor de mãe

 

Lembrou que o transporte de pacientes e a pronta designação de equipe médica no HB visam atender a todo o estado na captação de rins, sob a responsabilidade do médico  urologista   Alessandro Prudente.

 

Este é o 12º transplante renal feito no estado, e o segundo entre doadores vivos, com êxito. A doadora já está de alta médica e o transplantado ainda está sob observação no HB.

 

Fotos: Ítalo Ricardo

Autor / Fonte: Ant�nia Lima/DECOM

Leia Também

Comentários