Reunião discute IDEB escolar no Vale do Jamari

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2007. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) na Prova Brasil. O IDEB auxiliar Prefeitos e Governadores a “radiografar” quais são as escolas problemáticas e promissoras da Rede de Ensino.

As metas são estipuladas de acordo com o patamar de cada instituição e todas devem buscar melhorias nos índices com o passar dos anos. 

Nesta Quinta Feira (09) Diretores, vice- diretores e coordenadores de escolas públicas da Região do Vale do Jamari participaram de um encontro com o Vice Prefeito de Ariquemes, Lucas Follador, a Secretaria de Educação Cleuzeni Maria de Jesus e o Vice Governador do Estado Daniel Pereira para discutir ações que visam melhorias nos índices do IDEB nos municípios do Vale. O evento ocorreu na sede do Tribunal de Contas em Ariquemes.  Na ocasião estiveram presentes também, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Natan Lima e a Representante de ensino da Secretaria de Educação do Estado, professora Núria Sagué.

O Vice Governador trouxe uma equipe de palestrantes para compartilhar experiências de ensino que deram certo em outras regiões do país e que podem ser aplicadas nas escolas da rede Estadual e Municipal e assim melhorar os índices educacionais de Rondônia. 

Segundo a Secretaria de Educação de Ariquemes, a ação vem ao encontro às metas da Secretaria para 2018. “Atualmente o IDEB de Ariquemes, varia entre 5,2 e 5,6 entre as séries iniciais e finais. Nós queremos avançar, ultrapassar a meta estipulada e chegar 6.2” afirmou Cleuzeni.

Só em Ariquemes pelo menos três (03) mil alunos devem passar pelas avaliações.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura de Ariquemes

Leia Também

Comentários