Resgate da cidadania é um dos focos da Ação Global

 

Centenas de voluntários, parceiros e colaboradores do Serviço Social da Indústria (Sesi/RO) já se preparam para as atividades da 22ª Ação Global, que acontece no dia 30 de maio, no município de Cacoal, das 8 às 17 horas, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, à Rua Rondônia, 972 - Bairro: INCRA.


 
Realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, a Ação Global, uma parceria Sesi e Rede Globo, é um mutirão comunitário que concentra, num único dia, um grande número de serviços sociais, especialmente nas áreas de cidadania, educação, saúde, lazer e esporte.
  
 
O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé ressalta que a 22ª Ação Global vai marcar o encerramento das comemorações da Semana da Indústria, cujas atividades começam dia 25 de maio, em Cacoal, com evento que será realizado pelo Sindivest-RO em parceria com a Federação das Indústrias, que no dia 27 promove um café da manhã para empresários no salão de convenções da Casa da Indústria. Ainda como parte das comemorações, a Federação oferece um jantar de confraternização para diretores e conselheiros, dia 29, à noite, também em Cacoal.
  
 
“O evento que acontece desde 1995, é fundamental para o resgate da cidadania da população, pois tem facilitado o acesso a direitos que são essenciais a todos” comentou o presidente.
  
 
De acordo com a superintendente do Sesi Rondônia, Gilvani Fares, a meta este ano é atender 20 mil pessoas. “Com a participação dos nossos parceiros, voluntários e colaboradores, não tenho dúvidas, de que conseguiremos superar as expectativas e realizar com sucesso mais uma Ação Global” afirmou.
  
 
Cidadania
  
 
Este ano, entre os serviços ofertados durante todo o dia, o Sesi e parceiros realizarão centenas de atividades e atendimentos. Na área da cidadania haverá Casamento Comunitário com a participação de 50 casais; emissão de documentos (RG, CPF, carteira trabalho, certidão de nascimento, Cadastro Único); orientações jurídicas (Assistência Judicial, atuação extrajudicial, prestação de assistência jurídica preventiva e consultiva); conscientização das crianças sobre Meio Ambiente; orientações sobre trânsito seguro, direitos trabalhistas, importância do registro do contrato de trabalho em CTPS e da utilização do equipamento de proteção individual, dentre outros.
 
  
A programação vai contar ainda com exposição de artesanatos; demonstração sobre automação doméstica; oficina sobre segurança e controle de conteúdo da internet; fabricação de amaciante e sabão caseiro; oficina sobre educação ambiental e recursos hídricos; análise profissional, cadastramento de estágio; ODM; oficina de como confeccionar currículo e com se preparar para entrevista de emprego, direito do Código de Defesa do Consumidor e Finanças Pessoais; Orientações sobre Violência contra as Mulheres (Lei Maria da Penha e a Rede de Proteção); atendimento em Estética com limpeza de pele facial; campanha da conscientização e coleta de medicamentos vencidos; educação ambiental e resíduos sólidos, reciclagem; horta caseira em frascos pet; informações sobre a ouvidoria do TCE, ouvidoria Itinerante.
  
 
Gilvani lembra que na edição de 2014, realizada em Ji-Paraná, o Sesi atendeu mais de 11 mil pessoas.

Autor / Fonte: Humberto Oliveira e Carlos Ara�jo

Leia Também

Comentários