Receita Federal autua empresas em cerca de R$ 360 milhões por sonegação em Rondônia

A Fiscalização da Receita Federal em Porto Velho e Ji-Paraná autuou cerca de treze empresas sediadas no Estado por sonegação. Os auditores-fiscais descobriram complexos e engenhosos atos de empresários inescrupulosos para lesar o Fisco e não pagar impostos. O valor das autuações foi em torno de R$ 360 milhões.


 
Essas empresas têm feito uso do denominado “Planejamento Tributário Abusivo”, simulando a compra, venda, fusão, cisão de empresas sem a existência de atos negociais, ou seja, sem que negócios tenham sido verdadeiramente celebrados ou realizados. Há casos em que a empresa não existe no endereço constante dos sistemas da Receita.


 
“É uma verdadeira engenharia jurídica e contábil com o objetivo de ocultar o fato gerador do tributo. Mas RFB dispõe de diversas ferramentas que permitem a identificação destes ilícitos.”, disse o Chefe da Divisão de Fiscalização da Superintendência Regional da Receita Federal na Segunda Região Fiscal, Aldenir Braga Christo, que esteve visitando a Delegacia do órgão na Capital, nessa quinta e sexta-feira (23 e 24).


 
Ações Penais
 
Além das autuações e cobrança do valor sonegado, com muitas que chegam a 150%, os responsáveis responderão ainda por processos penais por crime contra ordem tributária que podem resultar em prisão. E o crédito tributário não pago será cobrado judicialmente, com penhora de bens para satisfazer as execuções fiscais respectivas, informa a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho.
 
 
fonte: Delegacia da Receita Federal em Porto Velho/Ascom

Autor / Fonte: Francisco Pinto

Leia Também

Comentários