Publicada em 05/01/2017 - 16h01min   /  Autor:  WC e Rondoniadinamica
RD POLÍTICA – Perda de líderes políticos, vereadores votam reformulação e o novo secretário

Confira a opinião política do jornal eletrônico Rondônia Dinâmica para esta quinta-feira (05)



Fatalidade –
O final de 2016 e o início de 2017 tiveram momentos marcantes -e tristes- para a política de Rondônia. Em dezembro último a deputada estadual Lúcia Tereza (PP-Espigão), primeira prefeita eleita da Amazônia morreu enlutando a política rondoniense. Ela estava no terceiro mandato de deputada estadual e passou três vezes pela Prefeitura de Espigão do Oeste. Morreu de complicações cardíacas e deixou uma enorme lacuna na política de Rondônia. Triste.

Violência – No início da noite de ontem o ex-prefeito de Ministro Andreazza, Neuri Carlos Persch (PTB) que entregou o cargo no último dia primeiro, após governar o município em quatro mandatos, foi assassinado às imediações de sua residência. Ele tinha sido ameaçado de morte no início de 2014. As autoridades policiais, judiciais e políticas devem envidar todos os esforços para se chegar aos autores do crime que enlutou a política do Estado, bem como o mandante, ou mandantes. Neuri foi reeleito em 2012 com 79,53%, Muito triste.

Mortes – O jornal “Folha de S. Paulo” publicou que ao menos 372 pessoas foram mortas em unidades prisionais em 2016. Com as mais de 50 mortes no presídio de Manaus, esta semana, a previsão é que a média será maior este ano. Seria interessante levantar o quanto essa minoria que está presa por crimes os mais diversos matou. Com certeza teremos uma proporcionalidade muito maior de cidadãos de bem que perderam a vida devido os atos criminosos dos presos por crimes violentos.

Mudanças – A proposta de reformulação da estrutura da Prefeitura de Porto Velho, elaborada pela equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB) deverá ser analisada hoje (5) pelos vereadores. A princípio a reunião dos membros do Parlamento Mirim seria na quarta-feira (4), mas o projeto de reestruturação não chegou no tempo hábil. Pela proposta serão extintos cargos comissionados, coordenações e secretarias. A meta é economizar este ano R$ 2,4 milhões.

Abuso – O governador de Minas Gerais, um dos estados que enfrenta forte crise econômico-financeira, Fernando Pimentel (PT), aquele mesmo que há dias mandou um helicóptero do governo buscar um filho e colegas numa festa de réveillon distante da capital, Belo Horizonte, está comprando mais dois helicópteros ao custo de R$ 21,8 milhões. No ano passado Pimentel decretou “Estado de Calamidade Financeira” devido à situação econômico-financeira precária. É o fim da rosca...

Respigo

A torcida é grande para que o novo secretário de Estado da Educação, Valdo Alves faça uma trabalho amplo e eficiente no difícil segmento. Não basta cobrar dos professores, mas é necessário remunerá-los à altura e oferecer amplas condições de trabalho +++ Infelizmente há muito que a educação deixou de ser prioridade dos governantes, sejam federais, estaduais ou municipais. Afinal todo cidadão teve como orientador um professor +++ Desnecessária e inoportuna a greve de vigilantes de uma empresa que presta serviços à prefeitura da capital no dia de ontem (4). Se o contrato que vigoraria até 2017 foi embargado pelo Tribunal de Contas do Estado certamente contém irregularidades +++ O momento não é de pressão à nova administração que assumiu o município no primeiro dia ano. Seria mais coerente cobrar a empresa que não teria cumprido com suas obrigações legais +++ O movimento de pessoas no Aeroporto Jorge Teixeira e no Terminal Rodoviário da capital diminuiu se comparado ao final/início do ano, mas ainda é intenso. O ir e vir das pessoas sinaliza que a crise é aguda, mas o brasileiro sempre “dá um jeitinho”...

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Nenhum Comentário Publicado. CLIQUE AQUI E SEJA O PRIMEIRO!

Postar comentários sobre esta matéria no FACEBOOK

Rua Getúlio Vargas, 2086 - Sala F
São Cristovão / Porto Velho - RO
Fone: 69 3229-0169 / 8439-0794
rondoniadinamica@gmail.com
© Copyright 2017 RONDÔNIA DINÂMICA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA