Raupp comenta transposição e duplicação da BR 364 em programa de TV

 

O programa “Papo de Redação”, que é levado ao ar todos os sábados, ao vivo, pela SIC TV (Record) teve a participação do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) no último dia 6. Com mais de uma hora de duração, Raupp falou ao vivo, para a capital e para o interior do Estado respondendo a perguntas de um grupo de jornalistas comandado pelo entrevistador, Everton Leoni.

 

Ao responder sobre o andamento da transposição dos servidores do Estado para a União, Raupp disse que está animado com o momento. Fez questão de destacar que o movimento foi iniciado pela ex-senadora Fátima Cleide (PT) e acompanhado pela bancada federal.

 

São cerca de 7 mil servidores em condições de deixar a folha do Estado e passar à da União. Isso poderá garantir a Rondônia uma economia de 700 milhões por ano, recursos que poderão ser investidos em saúde, educação, recuperação e manutenção de estradas. O processo agora ganhou velocidade e estão sendo analisados em torno de cem por semana.

 

Sobre a situação de saneamento básico na capital, Raupp lamentou os quase R$ 700 milhões que foram liberados para Porto Velho. Na época os recursos disponibilizados pelo PAC 1 seriam suficientes para solucionar o problema no segmento em quase 100%.

 

O senador Raupp lamentou o impasse entre prefeitura e governo do Estado, na ocasião, e nem mesmo as duas bacias de estações de tratamento de esgoto que deveriam ser construídas nas zonas Sul e Leste foram executadas, porque faltaram os projetos básicos. “Hoje os recursos não são suficientes para atender 50% da população da capital”, lamentou Raupp.

 

Viadutos

 

Como o Dnit assumiu de forma definitiva a construção dos viadutos na BR 364, no trecho que corta Porto Velho, Raupp disse que as obras agora terão celeridade. Os seis viadutos eram para ser entregues este ano.

 

A obra tem que ser priorizada pelo governo federal, segundo Raupp. O senador informou que mais de 80% das reclamações relacionadas a Porto Velho são dos viadutos inacabados.

 

Dificuldades

 

Administrar um Estado ou um município, na opinião do senador, que já foi prefeito e governador, “é uma missão difícil. Os repasses dos fundos de participação (Estados e municípios) foram reduzidos pelo governado federal, que também tem dificuldades e a crise econômico-financeira aguda atinge diretamente a administração pública”, alertou o senador.

 

O excesso de partidos foi outro assunto abordado pelo senador Raupp. Para ele o número de partidos políticos é elevado. O Senado tentou a redução, mas na Câmara Federal os deputados barraram a pretensão dos senadores.

 

Raupp citou a criação do Partido da Mulher Brasileira (PMB). “Estão filiados ao novo partido 22 deputados federais. Nenhuma mulher”. O senador destacou que o PMB tem direito ao fundo partidário, “sem nunca ter participado de uma eleição”.

 

A duplicação da BR 364 é uma necessidade imperiosa, segundo Raupp, pois o movimento de veículos está a cada dia maior deixando o tráfego perigoso. Adiantou que o governo federal está tratando o assunto como prioridade, pois “estamos cobrando”. Argumentou que pelo menos 23 empresas estão interessadas na duplicação de Comodoro (MT) a Porto Velho.  

 

A duplicação é uma ação irreversível, disse o senador, pois o tráfego elevado não comporta mais a pista simples. Além do transporte de grãos do Mato Grosso, cada vez em volume maior, para o porto graneleiro de Porto Velho, a produção de soja em Rondônia aumenta a cada safra e exige estradas de melhor qualidade. 

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários