Pelo menos dez pessoas morreram e 13 ficaram feridas após um caça grego ter caído durante a decolagem em uma base aérea militar na Espanha, nesta segunda-feira (26/01). O avião de combate estava participando de exercícios militares da Otan, perto da cidade de Albacete.

 

"Sete dos feridos se encontram em estado 'muito grave'", disse um porta-voz do Ministério da Defesa da Espanha.

 

O caça F-16 perdeu potência durante a decolagem e caiu sobre várias aeronaves estacionadas. Imagens do acidente mostraram uma enorme bola de fogo cobrindo a base militar em Los Llanos.

 

"A aeronave, parte do Programa de Liderança Tática da Otan, estava participando de um exercício quando perdeu força durante a decolagem, colidindo na área de estacionamento de aviões, atingindo alguns deles", diz um comunicado do Ministério da Defesa.

 

O secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg afirmou em comunicado que "a tragédia afeta toda a família da Otan". Todos os mortos era militares da Otan, segundo a imprensa espanhola - dois gregos e oito franceses.

© Fornecido por Deutsche Welle

 

O programa de treinamento conjunto envolve ainda Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Holanda, Espanha, Estados Unidos e Grécia. O primeiro curso do Programa de Liderança Tática era localizado na base aérea alemã Fürstenfeldbruck. Desde 2009, porém, as atividades são realizadas em Los Llanos.