Publicada em 18/12/2012 - 10h19min   /  Autor:  Assessoria
Pronatec 2013 garante mais de 10 mil vagas para Porto Velho

Os cursos fazem parte do programa do Governo Federal. Confira os cursos ofercidos

Na tarde desta segunda-feira (17), o secretário municipal de desenvolvimento socioeconômico e turismo, Agnaldo Nepomuceno, lançou em parceria com a secretaria estadual de Ação Social (Seas) o Pronatec 2013, que vai oferecer 10.105 vagas para mais de 518 diferentes cursos distribuídos em 23 eixos.

 

 

Os cursos que fazem parte do programa do governo federal são ofertados no Senai, Sesi, Sest Senat, Senar e Instituto Federal (Ifro).

 

São contemplados com os cursos pessoas de 16 a 69 anos que tenham renda abaixo de três salários mínimos. Márcio Guimarães participou do curso de panificação no Senai e durante o lançamento dos curso para o próximo ano, mostrou seus dotes culinários com a preparação de tortas, bolos, pães e patês, que foram muito apreciados pelos convidados.

 

O aluno depois de aprender a profissão, participou de um concurso em São Paulo onde concorreu com representantes de vários estados e obteve o terceiro lugar. Ao todo, desde a implantação dos cursos, 7 mil pessoas já foram beneficiadas, 5 mil delas já concluíram e 2 mil estão em fase de conclusão.

O estado esteve representado no ato da cerimonia pelo secretário adjunto da Seas, Márcio Félix e cada uma das instituições ofertantes dos cursos estava presente com um representante. Todos partilhavam do mesmo discurso de agradecimento em poder participar de um projeto tão importante.

O secretário da Semdestur agradeceu a todos os parceiros e falou da responsabilidade que a atual gestão tem com os munícipes: “É nosso compromisso deixar tudo encaminhado para que em 2013 os novos gestores não tenham dificuldades para dar andamento ao programa e, principalmente, que os portovelhenses não sintam um choque de gestão com a descontinuidade dos serviços oferecidos”, concluiu os secretário.

 

Confira os cursos oferecidos:

 

Senai -Padre Marcelo Bertolusso

Montador de estruturas metálicas, oxicortador a mão e máquina, caldeiraria, conformador de peças em metal, eletricista industrial, fresador em CNC e mecânico, lubrificador mecânico, mecânico manutenção em bombas hidráulicas, Pintor industrial, retificador mecânico, serralheiro, soldador arco submerso, soldador eletrodo revestido, soldador MIG-MAG, soldador TIG em aço, torneiro mecânico, soldador eletricista industrial e instalador predial,

 

Escola Senai – Construção Civil

 

Cursos de carpinteiro de obras de telhado, desenhista da construção civil, eletricista de alta e baixa tensão, encanador e instalador predial, mestre de obras, operador de máquinas de construção civil, operador de máquinas de marcenaria, pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa, pintor de obras e encanador, pedreiro de alvenaria e revestimento.

 

Sest Senat

 

Cursos de monitor de transporte escolar, cobrador de ônibus coletivo urbano, frentista de posto de gasolina, operador de empilhadeira, auxiliar de transporte de distribuição de cargas, auxiliar administrativo, bombeiro civil, operador de computador, motorista de transporte escolar, de cargas, de cargas vivas, de alimentos, operador de pá carregadeira, operador de retroescavadeira e recepcionista.

 

Senac

Já o Senac oferece cursos de operador de computador, cabeleireiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, massagista, chapista, auxiliar de cozinha, camareira, operador de caixa, garçom básico, auxiliar financeiro e de pessoal, operador de supermercado e recepcionista.

 

Ifro

o Instituto Federal oferece os cursos de Inglês básico, e turístico, eletricista predial, operador de computador, auxiliar administrativo e secretaria escolar.

 

Senai- Marechal Rondon

 

Almoxarife, auxiliar de recursos humanos, desenhista de produtos gráficos web, auxiliar operador de logística, em web design, confeccionador de bijuterias, desenhista de joias, joalheiro, mecânico de manutenção de motocicleta, de refrigeração de climatização domestica, e industrial, estilista, costureiro industrial de vestuário, mecânico manutenção de maquinas de costura, modelista, serigrafo, salgadeiro, auxiliar de padaria, padeiro confeiteiro, pizzaiolo, produtor de derivados do leite.

 

Senar

O Senar, vai ofertar cursos em diversos distritos, entre eles o de avicultor, preparação de doces e conservas, produtor de mandioca, viveirista, operador de máquinas agrícolas e tratores e artesão de biojóias.

Por Edina Silva

COMENTÁRIOS

Nenhum Comentário Publicado. CLIQUE AQUI E SEJA O PRIMEIRO!

Postar comentários sobre esta matéria no FACEBOOK

Rua Getúlio Vargas, 2086 - Sala F
São Cristovão / Porto Velho - RO
Fone: 69 3229-0169 / 8439-0794
rondoniadinamica@gmail.com
© Copyright 2012 RONDÔNIA DINÂMICA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA