Projeto de revitalização urbana de Porto Velho tem início



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou esta semana um cronograma de trabalho para revitalizar canteiros e calçadas de Porto Velho. O serviço, que está sendo desenvolvido em parceria com outras secretarias municipais, começou na avenida Presidente Dutra entre a rua Pio XII e a avenida Carlos Gomes com a poda, extração e plantio de árvores no canteiro central.



“Nesta primeira fase do projeto vamos focar o trabalho nas principais ruas e avenidas do centro da cidade como Carlos Gomes, Farquar, Abunã, Calama, Pinheiro Machado, Sete de Setembro e José de Alencar. Na segunda fase, iremos para outras regiões como a Rio Madeira, a Rio de Janeiro, Guaporé e Mamoré”, detalhou Dennis Oliveira, engenheiro florestal da Sema e responsável pela equipe de trabalho.



Entre os parceiros da Sema estão cinco secretarias municipais: A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) está sinalizando e bloqueando as ruas onde o trabalho está sendo realizado; a Secretaria Municipal de Obras (Semob) é responsável pela manutenção e reforma dos canteiros; a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) fará a limpeza e pintura dos canteiros; e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) fará a troca de lâmpadas queimadas nessas regiões.



Oliveira informou também que em 2013 a Sema plantou mais de oito mil mudas de árvores na área urbana de Porto Velho e que nessa primeira fase do projeto de revitalização de canteiros da cidade mais umas 200 mudas devem ser plantadas.



“Estamos trocando as árvores da espécie sibipiruna em locais onde as raízes estão muito profundas e quebraram o canteiro e também podando as árvores que estão muito altas. No lugar, estamos plantando mudas de espécies que possuem raízes menos agressivas como Ipês, Oitis e Patas de Vaca”, acrescentou Oliveira.

Por Malu Calixto

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários