Projeto de revitalização de APP em Nova Mutum é apresentado à prefeitura

Foi apresentado nesta segunda-feira, 23, à Prefeitura de Porto Velho, o projeto arquitetônico e urbanístico para revitalização da Área de Proteção Permanente (APP) afetada pela linha de transmissão da usina de Jirau, no distrito de Nova Mutum Paraná. O projeto foi elaborado pela Eletrobras que também irá executá-lo como condicionante para a liberação da Licença de Operação expedida pelo Ibama.

Este projeto foi desenvolvido visando a recuperação da área afetada pela linha de transmissão e a intenção é recuperar a área para transformá-la em um parque ecológico para o uso comum da comunidade local como área de lazer. A apresentação ocorreu durante reunião do Departamento de Assuntos do Interior (DAI) com a presença dos representantes do município e da estatal. Pela prefeitura participaram o diretor do DAI, Francisco Alves de Araújo, o “Tyer”, e a administradora do distrito, Rosilene Ferreira de Oliveira. Pela comunidade, a presidente da Associação de Mulheres de Nova Mutum, Ana Lúcia Arruda e pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Clareana Belém, ambas pertencente ao Grupo de Trabalho Urbano de Nova Mutum. A Eletronorte foi representada por Max Christian Lima de Almeida e Ana Cláudia de Oliveira, da Gerência do Sistema de Gestão Ambiental (EEMS) e por Fernando Bastos, da regional de Rondônia.

O projeto prevê a recomposição dos locais com preparo do terreno para plantio de grama com grade niveladora, plantio de árvores nativa- de preferência frutífera-, pista para caminhada com acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, uma academia de ginástica para a realização de atividades físicas pelos frequentadores do local, além de outros equipamentos urbanos como quadras esportivas.

O projeto será encaminhado para a análise da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que são as responsáveis por avalizar a proposta. Para o diretor do DAI, não deverá haver dificuldade para a aprovação do projeto. “É uma ação que contempla o que a comunidade já almejava e o mais importante, o município não terá que fazer nenhum desembolso. Seu compromisso será com a manutenção e preservação da área”, afirmou Tyer.

A administradora de Nova Mutum também viu com bons olhos o projeto de revitalização. “Há muito tempo que lutávamos por isso e agora vamos ter contemplada nossa reivindicação, principalmente no que diz respeito a academia de ginástica. Serão construídas novas quadras de esportes também e isso também é positivo”, adiantou.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários