Projeto de reciclagem de Ji-Paraná vira referência para outros municípios


Os parquinhos temáticos feitos de pneus reciclados pela Casa do Artesão de Ji-Paraná estão chamando a atenção de outras prefeituras do Estado. Outras cidades estão interessadas em apreender os métodos de confecção dos brinquedos para implantarem a ideia em praças públicas e escolas de seus municípios.


Ontem, por exemplo, a equipe da Casa do Artesão coordenada pela primeira Dama Lilian Pires juntamente com a vereadora de Ji-Paraná Silvia Cristina (PDT), recebeu a visita da vereadora Valnéria Mota (PDT) e a assessora de planejamento financeiro Marcia Matheus da cidade de Machadinho do Oeste para uma reunião, com o intuito de difundir a técnica de reciclagem dos pneus.
Além dos parquinhos de pneus reciclados, também foi apresentado o projeto da decoração natalina com garrafas PET, outra iniciativa da Casa do Artesão que é reconhecida em todo o Estado.


A vereadora Valnéria Mota é quem está incentivando a implantação desta ideia em Machadinho, por acreditar este conceito contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas, uma vez que o projeto incentiva a reciclagem de materiais que antes iriam para o lixo e tornam-se um atrativo de lazer. “Viemos até Ji-Paraná, pois a cidade é pioneira nesse tipo de projeto, existe a nossa vontade de saber como funciona, e também implantar no nosso município já temos uma praça que é bastante frequentada nas festividades e os enfeites serão colocados lá”, afirmou.


Segundo a Primeira Dama e voluntária da Casa do Artesão, Lilian Pires, em Ji-Paraná cada peça que é montada chega a utilizar quase 5 mil garrafas PET que são coletadas ao longo do ano por alunos das escolas municipais, e já no começo de julho se inicia os preparativos para os enfeites de natal para que esteja pronto até a data, por isso, há necessidade de voluntários para ajudar na fabricação e montagem. “Temos um grande aumento de trabalho nessa época e ás vezes é necessário um número maior de pessoas para ajudar a cortar, pintar e montar os enfeites”, salientou.


Para a vereadora Silvia Cristina, os enfeites que são confeccionados contribuem para o município ambientalmente, pois as garrafas que são coletadas para este fim contribuem para a diminuição da poluição da cidade. “O fato de outras cidades virem em busca de informações de como implantar nosso projeto, nos deixa orgulhosas, ainda mais em saber que estamos sendo exemplos com algo tão positivo. Com certeza a cidade Machadinho vai ficar muito mais bonita” acrescentou Silvia.


Em Ji-Paraná o projeto dos parques de pneus já esta em fase de expansão em outras 4 praças e o próximo a ser inaugurado é no terreno próximo ao Feirão do Produtor onde já está sendo montada toda a estrutura e em seguida será realizada a instalação dos brinquedos, para Lilian Pires esse trabalho de instalação dos parques se iniciou no começo da gestão do Prefeito Jesualdo Pires e ele foi um incentivador para que continuasse.


“O prefeito sempre busca o melhor para a nossa população, antigamente um parque vinha até a cidade é se instalava ali, ele tinha brinquedos enferrujados o que trazia perigo além do alto preço para serem utilizados, os parques de pneus são totalmente gratuitos e abertos a toda população”, finalizou Lilian.

Autor / Fonte: assessoria/Prefeitura de Ji-Paran�

Leia Também

Comentários