Programação do Carnaval de Porto Velho terá 13 dias de folia

O carnaval de Porto Velho deste ano terá exatos 13 dias de folia quando serão desenvolvidas 28 ações voltadas à quadra momesca. A programação do evento foi divulgada pela prefeitura nesta segunda-feira, 15, durante uma entrevista coletiva do prefeito dr. Hildon Chaves e do presidente Fundação Cultural de Porto Velho(Funcultural), Antônio Ocampo Fernandes, no Palácio Tancredo Neves, sede o Executivo municipal.

A abertura da programação carnavalesca na capital rondoniense será na sexta-feira, 26 de janeiro, com a realização do tradicional Bale Municipal na casa de shows Talismã II, às 20h. O encerramento ocorrerá no sábado, 17 de fevereiro, quando sairá às ruas o bloco Axé Folia Mix, que fará seu percurso pelas vias da região central da cidade (avenidas Pinheiro Machado, Rogério Weber e Presidente Dutra), a partir das 22h.

Além da programação ampliada, que tem o objetivo de atrair mais pessoas para participar da folia, algumas novidades foram introduzidas pela prefeitura no carnaval deste ano. Uma delas é o Marcha Folia, que ocorrerá um na zona sul (27/01) e o outro na zona norte (03/02), que consiste em um arrastão puxado por uma banda de sopro tocando marchinhas carnavalesca. Haverá também o baile Infantil.

Outra novidade para o carnaval deste ano será o Baile Infantil, que acontece no domingo, 11 de fevereiro, no Mercado Cultural. Haverá também o Devolve a Chave, ocasião em que a corte do Rei Momo devolverá a chave da cidade ai prefeito dr Hildon Chaves, entre ao Rei Momo durante a realização do Baile Municipal. Haverá também o Viva Cristo (10 a 13/02) e o Espaço Folia Mercado Cultural (27/01).

O desfile dos blocos será aberto com o Areal Folia (02/02). Na sequência vem o Até que a Noite Vire Dia (03/02), Pirarucu do Madeira (04/02), Furação Zona Sul (04/02), Vai e Volta (08/02), Us Dy Fora (09/02), Tô à Toa (09/02), Canto da Coruja (09/02), Bloco Murupi (11/02),Jatuarana Sul (12/02), Arco-Oros (12/02), BlocoCarnaleste (13/02), Kagalho (13/02), Porto Maria (13/02), Leva Eu (16/02), Tô de Folga (17/02) e Axé Folia Mix (17/02).

O desfile da Bando do Vai Quem Quer será no dia 10 de fevereiro, com saída da Praça das Caixas D'água, às 16h, pegando a avenida Carlos Gomes e encerrando na Joaquim Nabuco. O desfile das escolas de samba será no Parque dos Tanques, na segunda-feira, 12 de fevereiro. Até momento, apenas duas escolas regularizam sua situação e estão aptas a participar do carnaval, conforme informou o presidente da Funcultural.

"No último domingo reunimos com os representantes das escolas de samab, ocaisião que eles pediram mais uma prorrogação de prazo, que já havia sido estendido do dia 31 de dezembro para 15 de janeiro. Concordamos com a solicitação e as cinco escolas com pendência tem agora até o dia 18, quarta-feira para resolver essa questão. Mas de qualquer forma, mesmo com apenas duas escolas de samba haverá o desfile", confirmou.

O prefeito dr, Hildon Chaves adiantou que a ideia de fazer uma programação ampliada este ano, visa fazer do carnaval porto-velhense uma opção de diversão apenas para quem mora aqui, mas também para os foliões das cidades do interior e também de estados vizinhos como o Acre e o Amazonas. Outro objetivo é tornar o evento atraente com vistas a movimentação da economia local.

"A festa da virada de ano nos mostrou que muitas pessoas de fora vieram a Porto Velho para participar do nosso réveillon. O mesmo queremos fazer com o carnaval, ou seja, transformá-lo em uma atividade turística viável para aquecer a nossa economia no período da quadra momesca. E a cidade está estruturada para receber esses visitantes com um rede de hotéis e restaurantes de qualidade", afirmou o prefeito.

Autor / Fonte: Assessoria / Prefeitura

Leia Também