Produtores rurais de Pimenta Bueno receberam títulos definitivos

Mais 148 agricultores familiares de Pimenta Bueno, no sul de Rondônia, receberam, neste sábado (16), títulos definitivos das propriedades. Welligton Rodrigues de Lima, morador da linha 108, setor Rosenberg, comentou que há dez anos está esperando pelo títulos.


"Quando entrei na área peguei um financiamento para plantar dois hectares de abacaxi,  não deu certo e saí do sítio, fui para a cidade, pois não tinha como financiar mais nada. O meu plano com o título na mão é buscar negociar com o banco e voltar para terra. É muito difícil entrar em uma área sem condições de financiar", desabafa Lima.  


A coordenadora do programa de regularização fundiária rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri),  Edineia Gusmão,  falou dos trabalhos desenvolvidos junto ao programa Terra Legal. "Com a parceria que temos entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Terra Legal, prefeituras municipais e Governo do Estado, conseguimos ser os primeiros a desenvolver e entregar títulos rurais no Brasil". 


O prefeito Jean Mendonça, destacou a importância da titulação ao produtor rural. "Há tempo de plantar e tempo de colher!  Hoje estamos colhendo os frutos dessas sementes plantadas. Apesar das dificuldades enfrentadas desde a colonização do estado.  Agora estão aqui recebendo estes títulos que com certeza vai trazer mais desenvolvimento ao setor rural".


Evandro Padovani secretário da Seagri, relatou as ações da regularização fundiária urbanas e rural. Segundo ele, o estado de Rondônia, nestes últimos anos, está tendo uma revolução na regularização fundiária. Serão mais 80 mil títulos urbanos e 12 mil rurais até o final de 2014. 


Com isso, “a realidade local das cidades e do campo muda significativamente, pois o proprietário tem por direito a posse do imóvel podendo ir buscar recursos para investimentos. Um reflexo disso foram os números da 3ª Rondônia Rural Show, que movimentou mais de 500 milhões de propostas em máquinas equipamentos agrícolas". 


O programa de regularização fundiária rural do Governo do Estado é executado pela coordenadoria de regularização fundiária rural da Seagri em parceria, com Incra, Programa Terra Legal do Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), Emater, sindicatos rurais, prefeituras municipais e associações.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários