Prefeitura planta 350 mudas de árvores em Ji-Paraná

 

 

Numa ação realizada hoje (29) pela Pefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) em parceria com acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceulji/Ulbra e da Engenharia Ambiental da Unir, foram plantadas 350 mudas de árvores nativas na margem direita do igarapé que atravessa o residencial Bosque dos Ipês no bairro Presidencial. O objetivo do plantio é recuperar e preservar a Área de Preservação Permanente (APP), que, pela legislação corresponde a 15 metros em ambas as margens do igarapé. Cerca de 50 universitários participaram da ação. As mudas são fornecidas pelo Viveiro Municipal.

 

De acordo com o diretor da área técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semeia, Diogenes Ricierri Grings, o plantio cobriu uma extensão de 300 metros, com  as mudas nativas que mais se adaptam ao sistema ambiental junto ao igarapé. “São mudas de açaí, ingá-cipó, cedro rosa e pau-brasil amazônico, pois elas resistem bem em ambiente úmido, como é o caso das margens dos igarapés”, explicou.

 

O coordenador de Educação Ambiental da Zemeia, Maurício Boff, informou que a Semeia continuará recuperando todo o igarapé, inclusive à margem esquerda. “Faremos estas ações também em outros igarapés da cidade e teremos a parceria das empresas, Gazin e Unimed, que somarão com o Município nessa luta pela preservação desses cursos d’água”, adiantou. “A ação é importante porque ajuda os moradores a reconhecer os limites da área de preservação e a respeitá-la” pontuou a acadêmica Danielle Pigozzo, do curso de arquitetura e urbanismo.

 

As ações de recuperação dos igarapés devem continuar até o mês de janeiro de 2015, e,   segundo Mauricio Boff, o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é fundamental, pois ela realiza a limpeza prévia dos locais onde são plantadas as mudas. Para a professora Mestra, Nadine Lessa Campos, do Ceulji/Ulbra, a partir dessa ação inicial, os moradores do entorno começam também a se envolver e a ajudar na preservação. “Por isso fizemos a parceria com a prefeitura, pois somente unindo forças podemos vencer a batalha pela preservação dos nossos igarapés”, afirmou.

 

Autor / Fonte: assessoria

Leia Também

Comentários