Prefeitura investe no fortalecimento do plantio de café em Cacoal

A Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria de Agricultura, vem prestando assistência técnica nas lavouras cafeeiras e incentivando o melhoramento genético através do fornecimento de mudas de Café Clonal com o objetivo de promover a renovação e revigoramento das lavouras de café no município.

A revitalização da cafeicultura de Cacoal, região onde predomina esta cultura desde a colonização do ex-território é uma iniciativa a fim de fomentar o desenvolvimento do setor. Para tanto, novas lavouras já estão sendo plantadas com o apoio da administração em parceria com a Embrapa. Segundo o técnico em Agropecuária e especialista em Gestão Ambiental Jorge Murer, o acompanhamento técnico é essencial para o aumento de produtividade. “O melhoramento do solo com as técnicas adequadas de plantio e colheita, trazem um aumento de qualidade e produtividade aos produtores, desenvolvendo o setor e gerando renda que é o nosso grande objetivo”, afirmou Jorge.

O Secretário de Agricultura Clarindo Rosa, frisou da importância de se plantar qualidade e não quantidade, relatando que a média é de 10 sacas por hectare e que essa espécie de café clonal tem produzido em algumas lavouras aproximadamente cinco vezes mais que o esperado em sacas de café por hectare. “Nós temos buscado exemplos que deram certo e estamos implantando isso em Cacoal.
Nossa equipe é composta por técnicos e engenheiro para fazer o devido acompanhamento, mas é necessário que os produtores tenham a consciência que é preciso investir tanto na capacitação quanto nas ferramentas necessárias para uma boa colheita”.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Júlio César, entre as vantagens da clonagem está à estabilidade de produção. “Por se tratar de lavouras com ampla base genética existe uma maior tolerância às pragas e doenças, conferindo maior qualidade e competitividade e diminuindo a utilização de produtos químicos”, ressaltou Júlio.

O Prefeito Franco Vialetto, que ao longo de sua gestão vem investindo no setor agrícola com incentivo da implantação do Simples Rural e a utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar da rede municipal, falou sobre a importância do auxílio da aos produtores.

“Desde que cheguei à Cacoal, há mais de 40 anos, sempre disse aos agricultores que nunca vendessem suas terras, pois é uma benção de Deus. É preciso buscar as parcerias corretas e aproveitar as oportunidades que são oferecidas. Antigamente éramos chamados de “cidade capital do café”, porem, devido à falta de apoio no passado, nossos lavradores derrubaram suas plantações para formar pastos para os frigoríficos que chegavam trazendo uma nova possibilidade de ganho. Com o passar do tempo, compreendeu-se que é possível ter o pasto e a lavoura cafeeira, pois o café clonal demanda de uma área menor, que fornece uma colheita maior e, a prefeitura oferece esse apoio e suporte juntamente com outros parceiros aos nossos lavradores, contem conosco”, enfatizou Franco.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários