Prefeitura implantará Farmácias Municipais em Porto Velho

Tendo em vista o melhor gerenciamento da rede de distribuição de medicamentos no município de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde pretende reorganizar o sistema e implantar até dezembro deste ano as chamadas Farmácias Municipais. “Serão inicialmente 4 farmácias que coordenarão a distribuição de remédios gratuitos para toda a população portovelhense”, afirmou o secretário Domingos Fernandes.
 
 
O projeto, que é inspirado em modelos bem-sucedidos de capitais como Manaus e Belo Horizonte, pretende centralizar a rede para melhorar o controle da distribuição, armazenamento e emissão dos medicamentos. Além disso, as farmácias serão interligadas em tempo real via internet para agilizar o controle de estoque e direcionar de forma ágil os usuários.
 
 
Atualmente as Unidades de Saúde da Família (USF) e outros centros de saúde de Porto Velho dispõem de farmácias para distribuir medicamentos. “É importante ressaltar que as nossas unidades continuarão disponibilizando os medicamentos de forma normal como tem sido feita. Só após a instalação definitiva das 4 farmácias municipais, as unidades de saúde deixarão de emitir medicamentos e todos as demandas serão atendidas exclusivamente nas novas farmácias municipais”, destacou o secretário.
 
 
Domingos afirma ainda que o novo sistema será uma conquista na gestão do Prefeito Mauro Nazif e abrangerá todas as receitas obtidas através de requisição prescrita por médicos, excluindo-se a ministração de medicamentos injetáveis, que são e permanecerão sendo aplicados rotineiramente nos terminais de urgência e emergência (UPAs, Policlínicas e Maternidade Municipal).
 
 
Uma reunião com todos os diretores de departamentos e divisões da Semusa está marcada para acontecer no auditório do Espaço Mulher na próxima terça-feira, 26 de agosto, com foco principal na apresentação geral da Comissão Permanente de Farmácia Terapêutica (CPFT) e decidir que regiões da cidade sediarão as farmácias municipais. Foram convidados à reunião representantes competentes do Ministério Público Estadual e dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia de Rondônia. Outras reuniões deverão acontecer nos dias seguintes com a presença da CPTF para dar continuidade ao plano.

Autor / Fonte: Collien Rodrigo

Leia Também

Comentários