Prefeitura implanta coleta seletiva de lixo em Cerejeiras

 

“Hoje o lixo vale ouro”, disse o prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP), num discurso recente, proferido na Câmara de Vereadores. A fala do mandatário justificava o mais novo projeto em execução na área urbana do município: a coleta seletiva de lixo.

 

Desde o início deste mês de julho, a prefeitura de Cerejeiras executa o projeto de selecionar, recolher e direcionar os diferentes tipos de lixo para diferentes destinos, dependendo do tipo de cada dejeto.

 

A primeira categoria de lixo a ser selecionado é o reciclável. Esse tipo de descarte será separado pelos moradores e colocados nas cestas do lado de fora das residências em sacos verdes (foto abaixo), previamente distribuídos pela prefeitura. Os sacos verdes serão recolhidos todas as segundas e sextas, sendo que o recipiente de plástico será devolvido pela prefeitura para o morador, reintroduzindo a sacola no sistema de coleta. Por enquanto, esse recolhimento seletivo só está sendo executado pela prefeitura na região central da cidade.

 

Já o outro tipo de lixo é o químico, como pilhas e baterias, que devem ser destinadas a pontos de coleta da cidade, onde serão depositados em barris de aço (foto abaixo), que estão em alguns mercados locais (Miranda, Carla, Castelo, Columbia e Alvorada).

 

O terceiro tipo de dejeto, esse bem específico, é o pneu. Esse lixo deverá ser levado pelo usuário, que o descarta em um ponto de coleta, no barracão da Cibrazem, toda última sexta-feira de cada mês.

 

Já o lixo orgânico, esse ainda terá a destinação comum – o lixão. Entretanto, um aterro sanitário também deverá ser construído pelo município, talvez em parceria com outras cidades do Cone Sul, em breve, para se adequar à legislação.

 

Para informar à população da coleta diferenciada de lixo, a prefeitura de Cerejeiras já distribuiu panfletos na cidade (reprodução, abaixo).
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o ex-vereador Sandro Malta Xavier (foto principal, de camisa listrada), é o principal responsável pelo projeto, escalado pelo prefeito Airton Gomes para que a ideia dê certo em Cerejeiras.
 



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

 

Autor / Fonte: Folha do Sul

Leia Também

Comentários