Prefeitura de Porto Velho lança livro

No próximo sábado (28) será lançado o livro “Anjos Azuis Operação Samu”, idealizado e elaborado por servidores da prefeitura de Porto Velho que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O livro relata alguns casos curiosos atendidos pela equipe, a funcionalidade do órgão, dados estatísticos e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente, dentre outros assuntos.

Além da enfermeira Mara Benedicta, que é a diretora do Samu, o livro tem como autores o médico Nestor Dandrea, a também enfermeira Luciene Carvalho Almeida e o rádio operador e fotógrafo Clerisvaldo Muniz. “Esse livro é para que as pessoas realmente conheçam um pouco mais do que é o Samu de Porto Velho”, destacou Muniz.

Sem entrar em detalhes sobre o conteúdo da publicação para não tirar do público o interesse pela leitura, Benedicta informa que Dandrea comenta 12 casos de atendimento sobre problemas diversos e cita até fatos curiosos. A diretora da unidade fala sobre a gestão, mostra dados estatísticos de 2005 a 2016 e ainda relata os avanços alcançados para prestar o melhor atendimento possível à comunidade.

Responsável pelo Núcleo de Educação Permanente, Luciene Almeida dá destaque para os projetos Samu no Trânsito, Samu na Praça, Samu Noel e Samuzinho. “Nesse capítulo a gente explica como funciona esses projetos e quais os públicos atendidos. Ao final fazemos um breve relato da nossa experiência”, disse a enfermeira.

O Samu de Porto Velho foi implantado em 2005, mas já funcionava desde 1998 como S.O.S Saúde. Dentre os avanços apontados por Mara Benedicta, ela fala sobre o convênio firmado com o Corpo de Bombeiros para unificar as chamadas aos telefones 192 e 193. Além disso, o fato de haver uma ambulância em cada Unidade de Pronto Atendimento (Upa), o que possibilita mais agilidade no atendimento às ocorrências.

Também declarou que o Samu de Porto Velho é o primeiro da região Norte a criar o Plano de Segurança do Paciente e o 4º do Brasil. A unidade conta com 134 servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de frota, motoristas, serviços gerais e central de monitoramento.

A festa de lançamento do livro acontecerá às 20 horas de sábado, no Hotel Oscar, na Avenida Campos Sales subesquina da Sete de Setembro, região central da cidade.

 
  Fotos Clerisvaldo Muniz 

Autor / Fonte: Augusto Jos�

Leia Também

Comentários