Prefeitura de Ji-Paraná inova e adquire Tubos de PVC







Considerada uma opção inovadora para construção de redes pluviais, a prefeitura de Ji-Paraná adquiriu os primeiros tubos de PVC para instalação na cidade. A tecnologia já é utilizada em mais de 40 países e em vários estados brasileiros, a exemplo de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.



São quase R$ 400 mil de investimento na compra dos anéis de aço e das placas de PVC que são utilizados na montagem dos tubos que variam de 2 a 3 metros de diâmetro e podem chegar até 12 metros de cumprimento.



A empresa Ricci e Ricci LTDA, vencedora da licitação, decidiu montar os tubos aqui na cidade, como forma de economizar em frete e dar mais agilidade nos trabalhos. A vantagem é que sendo montado próximo ao canteiro da obra, há uma redução de custo com o deslocamento do material e também no tempo de fixação no local, em função do peso extremamente baixo, o que facilita a implantação.



Segundo o Prefeito, Jesualdo Pires (PSB), a montagem e a implantação dos tubos são de fácil manuseio e ainda possuem ainda uma excelente durabilidade. “É uma opção mais barata e durável para darmos sequência ao nosso projeto de substituição de pontes e pontilhões de madeira”, disse Jesualdo.



Outra vantagem apresentada pelo prefeito, é que o tempo de instalação de um tubo de PVC é muito menor, quando comparado com a construção de uma galeria de concreto ou um pontilhão de madeira. Um tubo de 2 metros de diâmetro por 9 metros de cumprimento, por exemplo, é montado e instalado em um dia de trabalho, utilizando no máximo a mão de obra de cinco trabalhadores. “Uma galeria ou pontilhão leva vários dias e o contingente de trabalhadores é muito maior”, comparou Jesualdo.



Jesualdo Pires explicou que a aquisição desses materiais fazem parte de um grande projeto da prefeitura municipal, prevendo a substituição de todas as pontes e pontilhões de madeira da cidade, tanto na área urbana como na área rural. “Nos locais onde a vazão da água é muito intensa estamos construído galerias de concreto armado. Nos locais de vazão menor estamos instalando os tubos de PVC e também tubos Metálicos. Hoje já possuímos material para substituir pontilhões em diversos pontos da cidade”, concluiu.



Tubos de Metal - A Prefeitura de Ji-Paraná também adquiriu recentemente mais de 260 metros de tubos metálicos, investimentos de mais de R$ 300 mil.Os primeiros foraminstalados na Linha 12 do setor Itapirema,onde foi montada uma rede de escoamento de água de vazão dupla; na linha União e na linha 206, onde foram substituídos os pontilhões por redes de vazão simples. Os tubos metálicos são montados e instalados por mão de obra da própria secretaria municipal de obras e serviços públicos (Semosp).

Autor / Fonte: Site RUL

Leia Também

Comentários