Prefeitura de Cacoal se reúne com representantes da ABDI

Para apresentar soluções que possam tornar as indústrias do município mais competitivas, a Prefeitura de Cacoal juntamente com representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e empresários locais se reuniram tarde desta quarta-feira (18), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), para discutir a implantação de um núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi). Com o objetivo de disseminar essas ações e facilitar o acesso dos empresários às informações do setor industrial, a Prefeitura de Cacoal apóia a instalação do núcleo no município.

De acordo com o presidente da ABDI  Luiz Augusto de S. Ferreira a ABDI existe para cuidar da política pública industrial do governo federal, que tem uma série de instrumentos e medidas para o setor e a implantação do núcleo aproxima os governos Federal, Estadual e a Indústria oferecendo condições para que consigam se desenvolver. “É uma forma de centralizar as ações disponíveis, viabilizar o acesso à tecnologia e, consequentemente, abrir mercados”, declarou.

Segundo o presidente da ABDI, o núcleo trabalha no sentido de levantar os gargalos do setor industrial, apontar soluções e monitorar o desenvolvimento. “Estamos bem motivados em implantar o núcleo em Rondônia e escolhemos Cacoal para isso, pois, a intenção é difundir, incentivar e monitorar o acesso aos instrumentos da Política Industrial nos estados, municípios, indústrias, instituições empresariais e sociedade civil, para contribuir no desenvolvimento da estrutura produtiva regional”, afirma Augusto.

A proposta é promover maior articulação entre o setor público e privado, de modo que as políticas públicas sejam criadas para beneficiar a todos. O vice prefeito Elcirone Deiró representou a prefeita Glaucione Rodrigues que estava em viagem para garantir recursos em Porto Velho e afirmou que Cacoal só tema ganhar com a instalação do núcleo. “A prefeita Glaucione apóia esse projeto, pois queremos inovar e levar essa tecnologia a todos os setores. O agricultor que hoje produz 10 sacos de café por dia terá condições de produzir 250 sacos. A Agência veio para Cacoal para conhecer melhor nossos produtos e fechar essa parceria que tem tudo para dar certo”, conclui o vice prefeito.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura de Cacoal

Leia Também

Comentários