Prefeitura de Ariquemes só irá abordar censura em livros de didáticos com o Ministério Público



Porto Velho, RO –
A Prefeitura de Ariquemes, comandada pelo peemedebista Thiago Flores, divulgou nota oficial colocando uma ‘pá de cal’ no assunto censura em livros didáticos do Ministério da Educação (MEC).

A polêmica vem se arrastando há algum tempo desde que Flores se manifestou favoravelmente a uma demanda coletiva apresentada por vereadores do município.

A intenção dos parlamentares, chancelada pela assinatura do prefeito, é vetar a publicação em apostilar do ensino público lecionando sobre a denominada ‘ideologia de gênero’ e, ainda, diversidade familiar.

O próprio Ministério Público de Rondônia (MP/RO) manifestou-se no sentido de que o conteúdo combatido pelos políticos de Ariquemes foi amplamente discutido por profissionais da área da educação e que não há nenhum problema em ser utilizado. Aliás, a instituição propôs que Thiago Flores assinasse um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) se comprometendo a não remover o assunto dos livros. O administrador, no entanto, recusou-se a fazê-lo.

Na última manifestação oficial, a gestor informou que não irá mais falar sobre o tema, exceto nos autos do procedimento instaurado pelo MP/RO.

Confira abaixo a íntegra do texto

Nota Oficial

Em relação às discussões acerca da distribuição dos livros didáticos nas escolas municipais, a prefeitura de Ariquemes, em respeito ao procedimento já em curso perante o Ministério Público de Rondônia e, visando pois, não fomentar quaisquer outros  desdobramentos subjacentes ao tema, que uma interpretação descontextualizados poderia provocar, optou em se manifestar apenas nos autos do procedimento correspondente. 

Por outro lado, assevera-se que os alunos da rede municipal de ensino não terão qualquer prejuízo no que tange a tempestividade da entrega do seu material didático e tampouco  não haverá por parte da administração municipal qualquer pratica de ato ou ação que violem o princípio da dignidade da pessoa humana, norteador da ordem jurídica e democrática brasileira.

Prefeitura de Ariquemes
 

Autor / Fonte: Rondoniadinamica / Assessoria Prefeitura Ariquemes

Leia Também

Comentários