Prefeitura de Ariquemes realizou mutirão de cirurgias ortopédicas



A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias ortopédicas. Essa ação visou prestar um serviço de saúde mais rápido para a população, onde foi realizado um total de 50 cirurgias ortopédicas de reconstrução doLigamento Cruzado Anterior (LCA), em que os pacientes passaram primeiro por triagem para posteriormente passar pelo procedimento cirúrgico.

Conforme o secretário de Saúde, ação faz parte do cronograma da Secretaria, que visa prestar um serviço que atenda pessoas que aguardam a muito tempo pela cirurgia de joelho. "Os procedimentos cirúrgicos são realizados com profissionais especializados, possibilitando a estes pacientes o início de uma vida nova", destaca.

Após a cirurgia, que leva de uma a duas horas para ser executada, o paciente vai para o quarto de recuperação, onde já começa a fazer fisioterapia com a utilização de um aparelho no tratamento pós-operatório, chamado CPM (Movimentação Contínua Passiva). Este procedimento é realizado por duas horas, fazendo o movimento passivo (sem esforço muscular) da articulação do joelho durante o tempo pré-determinado. É possível regular a velocidade, bem como os graus de flexo-extensão do joelho, sendo que algumas vezes este controle é dado ao próprio paciente.

O acompanhamento fisioterápico tem a duração de seis meses, sendo que os quatros primeiros meses são na clínica, e segundo o profissional de fisioterapia, foi elaborado um grupo online para a orientação destes pacientes para que os mesmos sejam assistidos de forma domiciliar, para tirar dúvidas ou até mesmo, havendo a necessidade haverá a visita do fisioterapeuta.

Os cuidados devem ser tomados até o sexto mês para uma recuperação plena, já que, segundo o cirurgião, grande parte do sucesso da cirurgia, está em fazer uma fisioterapia bem feita, segundo orientação do profissional da área.



Fonte: Comunicação PMA

Fotos: Arquivo PMA

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura de Ariquemes

Leia Também

Comentários