Prefeito Hildon Chaves homenageia escolas que superaram média do IDEB

Prefeito Hildon Chaves homenageia escolas que superaram média do IDEB

 Entrega dos certificados aconteceu durante Congresso Municipal de Educação

No segundo dia do Congresso Municipal de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Sebrae e Unir, o foco foram os modelos de educação pública que obtiveram resultados positivos e que estão transformando a vida de muitos estudantes, a exemplo da "Escola Ponte”, em Portugal. Um sistema baseado em seriação em que professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica.

O fundador do projeto, professor Mestre José Pacheco, palestrou sobre o trabalho desenvolvido, que, segundo ele, visa a formação de pessoas autônomas, responsáveis, solidárias, mais cultas e democraticamente comprometidas na construção de um destino coletivo e de um projeto de sociedade que potencialize a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano.

Homenagem

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, aproveitou a oportunidade para homenagear com o certificado "Escola Destaque" as instituições de ensino do Município que superaram a média do IDEB

A Escola Municipal Bom Jesus recebeu o certificado de melhor IDEB da zona urbana, com a nota de 6,2. Já a Escola Municipal José Augusto da Silva de melhor IDEB na zona rural, com a nota 6,4. A Escola Municipal Belezas do Buriti foi reconhecida como melhor aprendizado, com nota 6,54. A Escola Municipal Cora Coralina, de Jaci Paraná, recebeu certificado de maior avanço no IDEB, passando de 3.5 em 2015 para 5.0 em 2017 (a análise acontece de dois em dois anos). E a Escola Municipal Francisco Chiquilito Erse obteve o maior avanço de fluxo, alcançando 81%.

Hildon Chaves elogiou as equipes das escolas pelo empenhado em alcançar as médias do IDEB e lembrou o esforço da Prefeitura para atender as inúmeras demandas da Educação. "A nossa rede de ensino ainda possui muitas necessidades – há falhas na execução dos serviços e carências em diversos setores, situação essa que já vem se arrastando há anos. Agora, na atual administração, estamos correndo contra o tempo para tentar mudar a realidade”, observou.

O prefeito destacou que, em sua gestão, o foco são as crianças que têm o direito, e merecem, uma educação de qualidade. “Mas precisamos de uma estrutura que funcione, que seja adequada, que seja digna. Queremos valorizar também os nossos profissionais, porém necessitamos da parceria de todos", relatou.

Hildon destacou que para melhorar as condições das escolas, uma de suas primeiras medidas foi implantar nas unidades de ensino o Proafem Reforma. "Foi um reforço financeiro para os gestores, que antes recebiam um pequeno valor para sanar as necessidades mais urgentes das escolas. Mas ainda não é o suficiente, queremos fazer mais - vamos ampliar nossas escolas para que recebam as extensões, pois não são o ideal que buscamos”, declarou.

Ele acrescentou ainda que vai reorganizar o quadro de professores para que nenhuma sala fique sem aula. “Queremos, sobretudo, adotar medidas e procedimentos estruturados que permaneçam após a nossa gestão", concluiu.

Os secretários Municipais de Educação, César Licório (titular) e Gláucia Negreiros (adjunta) acompanharam o prefeito na entrega dos certificados e prestigiaram a programação na parte da manhã. O evento segue no período da tarde com apresentações culturais e novas rodadas de discussão. O congresso acontece no auditório da Unopar, Bairro Lagoa, na Capital.

Autor / Fonte: Comdecom

Leia Também

 
Loading...