Prefeito anuncia programa que vai revolucionar aprendizagem

Prefeito anuncia programa que vai revolucionar aprendizagem

No Dia do Estudante e antevéspera do Dia dos Pais, o prefeito dr Hildon Chaves teve duas agendas que sintetizam a responsabilidade e preocupação que o gestor público deve ter com os dois extremos da curva da vida, desde a mais tenra idade, quando se inicia os primeiros passos na vida escolar à terceira idade, quando o idoso deve receber atenção, estar longe da solidão e cheio de alternativas para manter corpo e mente ativos.

De manhã, dr Hildon comemorou o Dia do Estudante na escola municipal de ensino fundamental, Olavo Pires, no bairro Aponiã, onde anunciou um projeto que promete revolucionar o processo de aprendizagem e ao meio-dia esteve no Centro de Convivência do Idoso, onde participou do almoço em comemoração antecipada ao Dia dos Pais. Nas duas agendas, muita demonstração de carinho de ambas as partes.

O prefeito escolheu o Dia do Estudante para anunciar a parceria que a Prefeitura vai firmar com a FundaçãoLemann, do empresário Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, por meio de um programa que tem revolucionado a educação por onde é aplicado. O projeto ‘Gestão para a Aprendizagem’ foi desenvolvido por especialistas das mais famosas universidades brasileiras, como PUC e Unicamp, de pesquisadores da Universidade de Zurich, da Suíça, além de outras americanas, canadenses e de outras nacionalidades.

De acordo com o prefeito dr Hildon, Porto Velho e mais dois municípios foram escolhidos entre 215 que buscavam a parceria. O critério, segundo ele, além da necessidade, é a compatibilidade dos projetos educacionais em andamento com os objetivos propostos pela Fundação. Logo no início da gestão, a Semed promoveu uma oficina de qualificação para gestores das escolas municipais. No mês passado, aplicou uma prova institucional com o objetivo de identificar os pontos fracos a serem corrigidos e atualmente está em andamento o projeto Porto Velho Alfabetizada.

São iniciativas que encontraram ressonância nos propósitos da Fundação Lemann e foram determinantes para que a parceria fosse aprovada. De acordo com o secretário municipal, da Educação, Marcos Aurélio Marques, toda a rede será atendida pelo projeto que deverá ser lançado oficialmente no dia 23 de agosto, com duração prevista de três anos. A rede municipal receberá apoio para alcançar bons resultados de aprendizagem e garantir educação de excelência a todos os alunos. Os custos para a Prefeitura serão somente com logística, transporte, acomodação e alimentação.

Na escola Olavo Pires, o prefeito dr Hildon Chaves gravou um vídeo para ‘live’ numa rede social, na qual destacou que há oito anos Porto Velho vem sendo reprovada nas provas de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), prova que mede o desempenho dos alunos de acordo com idade e grau de escolaridade.

Além da reprovação, a média de Porto Velho tem prejudicado o Estado como um todo, já que, quando computada na avaliação de todos os municípios, puxa para baixo a média geral de Rondônia. Por meio do projeto de Gestão para a Aprendizagem, somado a outros projetos que vêm sendo desenvolvido, dr Hildon acredita que “ao final de três anos, Porto Velho terá não só a melhor média do Ideb em Rondônia como será uma das mais altas da Região Norte”.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Leia Também

Comentários