Posse diretoria do Conselho dos Direitos da Mulher

Na quarta-feira (23), as novas integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Porto Velho, reuniram-se pela primeira vez. Durante o encontro que aconteceu no Espaço Mulher, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança, elas elegeram a diretoria do colegiado, composta pela presidente, vice-presidente, secretária-geral e segunda secretária. Os trabalhos foram conduzidos por Valeska Duarte, assessora da prefeitura, que presidiu a comissão que elegeu as conselheiras.

Antes da escolha da diretoria, as conselheiras decidiram que a eleição seria pelo voto aberto. Posteriormente, após período designado para que as participantes tirassem suas dúvidas, foi iniciada a eleição.

Por aclamação, a representante do Rotary Clube de Porto Velho Rio Madeira, Daniela Vezú, foi eleita presidente do conselho. A vereadora Maria de Fátima Ferreira e a servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Betânia Cristina Souza disputaram a vice-presidência, sendo que esta última saiu-se vencedora. Também por aclamação, Maria do Socorro Forte, representante do Colégio Laura Vicuña ficou com a secretaria geral e Glaucia Negreiros, da Semed, foi eleita a segunda secretária. O mandato é de dois anos, podendo serem reeleitas.

Na avaliação de Valeska, tudo ocorreu dentro de um processo extremamente democrático, desde a eleição das entidades da sociedade civil organizada que participaram do processo, escolha das conselheiras e da diretoria. “Tudo está de acordo com a íntegra da lei que institui os princípios da gestão do conselho, com a maior transparência, pois é desta forma que o prefeito Mauro Nazif conduz a sua gestão”, comentou. Ela ainda destacou o papel do colegiado na construção das políticas públicas para garantir o direito das mulheres.

A coordenadora municipal de políticas públicas, Antônia Ferreira, disse que pretende trabalhar em parceria com o conselho, pois sendo este de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, vai “alavancar nossos objetivos na luta pela garantia do direito das mulheres no município de Porto Velho”. Acrescentou que a coordenadoria terá uma força a mais na deliberação das ações a serem implementadas ao público feminino.

Projetos

Daniela Vezú agradeceu as conselheiras por confiarem a ela o cargo de presidente do conselho e informou que já tem dois projetos em mente para submeter a avaliação do colegiado. Um deles visa disponibilizar cursos de inglês básico para as mulheres, com aulas sendo ministradas no próprio Espaço Mulher. O outro é um curso de primeiros socorros, cujo objetivo é ajudar as mulheres a atender principalmente crianças vítimas de acidentes domésticos.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários