Porto Velho: Semur deve entregar no mês de Maio mais 480 novas moradias



A Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), entrega 480 moradias em maio. Segundo a secretária da pasta, a engenheira Márcia Cristina Luna, são 480 famílias atendidas por dois empreendimentos do Cidade de Todos 3 que fica pronto em Maio e Cidade de Todos 9 que fica pronto em julho, ambos localizados no Bairro Socialista. “Essas pessoas do Cidade de Todos -de 2011- precisam se preparar porque a gente vai chamar em breve para fazer o dossiê e encaminhar para o banco”, esclareceu.

Márcia Luna conta que a prefeitura tem empreendimentos construídos por iniciativa própria e outros realizados em conjunto com o Estado. "Os empreendimentos construídos somente pela prefeitura são os condomínios do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS, o Pró Moradia Leste e o Cidade de Todos que em breve entregaremos", explicou ela.

A secretária da Semur afirma que os FNHIS 3, 4 e 7 vão oferecer no total de 339 moradias. E que cada programa social tem uma característica. Para estes empreendimentos são pessoas de área de risco e moradia insalubre. “Estamos visitando um a um e sanando as pendências. Precisamos checar a documentação, pois se estiver faltando algum, ficamos com causas em aberto. Temos também que ver a atual situação financeira daquela família, pois estamos tratando de uma demanda antiga de muitos anos parados. E o que vai fazer esta família ser contemplada é a situação de vulnerabilidade”, disse Márcia.

Cadastramento

Luna faz um chamamento para os que realizaram cadastro em 2011 para os programas habitacionais. Para que a partir do dia 02 de maio procurem a Semur com a documentação necessária: documentos pessoais como certidão de nascimento, CPF, Registro e os comprovantes de dependentes e cônjuges. As pessoas que estão cadastradas devem preparar sua documentação. Quanto ao Cidade de Todos 3 e 9, os candidatos são os sorteados em 2011 e terão convocados por ordem de sorteio.

Em duas semanas a lista de sorteados será publicada no site da prefeitura. Será feita a suspensão temporária do atendimento na secretaria de 20 a 29 de abril. Medida necessária para dar transparência e reforçar a segurança ao processo de seleção. “Vamos paralisar os procedimentos de habitação para capacitar nos organizarmos e capacitarmos para atender a população e melhorar o atendimento interno”, comenta Márcia Luna.

Parceria

As unidades habitacionais em parceria com o Estado são: Porto Madeiro 1, 2, 3 e 4 previsão maio e junho. No Porto Madeiro 3 são 304 apartamentos e no 4 são 144 apartamentos. " Separamos ainda moradias para os atingidos pela enchente. O prefeito e eu levamos uma documentação para o Ministério da Integração Nacional. Fomos pedir agilidade na análise desta lista para ser entregue à Caixa Econômica. Eles se comprometeram em realizar o quanto antes. Com a análise essas famílias atingidas pela enchente não pagam valor algum. E estamos apostando alto para que seja sem qualquer tipo de prestação. Caso as moradias fiquem prontas sem esta análise, fica por conta das famílias fazerem a opção se esperam ou se entram em sua moradia pagando esta prestação, que é cinco por cento do seu rendimento”, finaliza a secretária.

 



Por Rebeca Barca | Fotos Frank Néry

Autor / Fonte: assessoria/Prefeitura de Porto Velho

Leia Também

Comentários