Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?

Por que determinados homens se casam com mulheres mais velhas? Por que algumas mulheres se casam com homens mais jovens?

Para refletir sobre estas questões, analisei os resultados de dois grupos focais: o primeiro, com doze mulheres casadas com homens mais jovens; o segundo, com dez homens casados com mulheres mais velhas. Também realizei trinta entrevistas em profundidade com homens e mulheres. Trabalhei com casais que estão casados há, no mínimo, dez anos; e as mulheres são, pelo menos, dez anos mais velhas do que seus maridos.

Ao analisar os discursos masculinos, é fácil perceber que a ênfase está colocada na superioridade de suas esposas. Para eles, as esposas são mais compreensivas, mais interessantes, mais carinhosas, mais generosas e mais alegres do que as mulheres mais jovens. São também mais animadas, mais positivas e mais jovens de comportamento do que eles próprios.

Eles destacam o cuidado como a principal característica de suas esposas. Elas seriam extremamente disponíveis, atenciosas e generosas não só com eles, mas, também, com os filhos, netos, pais, familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Para os pesquisados, as esposas são superiores às mulheres mais jovens pela capacidade que elas têm de cuidar deles, traduzida em palavras como: compreensão, amizade, parceria, companheirismo, cumplicidade, carinho, atenção, apoio, escuta, porto seguro, paz, colo, acolhimento, conforto, sabedoria, vivência, bálsamo, segurança, seriedade, orientação, ajuda, base, confiança, calma, experiência e maturidade.

Todos os pesquisados dizem que são, na realidade, mais velhos do que as esposas. Elas são "jovens de espírito": são joviais, extrovertidas, animadas, divertidas, alegres, engraçadas, brincalhonas, otimistas, positivas, cheias de energia, gostam de sair, dançar, passear, enquanto eles preferem ficar em casa vendo televisão.

Eles afirmam que as esposas se preocupam muito mais com a diferença de idade do que eles. Eles parecem não enxergar ou, melhor, não dar importância aos sinais da idade ou imperfeições físicas de suas esposas.

O discurso masculino sobre as esposas é de permanente amor, admiração, respeito, e, principalmente, gratidão. Para eles, a juventude feminina não é um valor, mas uma ausência de valor. A juventude significa cobranças, inseguranças, imaturidades, faltas e infantilidades.

As mulheres pesquisadas falaram muito mais de si mesmas do que dos maridos, ao contrário deles, que passaram a maior parte do tempo falando dos atributos positivos delas. É curioso observar que o discurso masculino é voltado para o que "elas são", enquanto o discurso feminino é voltado para o que "ele me faz sentir".

Como mostrei em estudos anteriores, o marido é um verdadeiro capital em um mercado matrimonial em que os homens disponíveis são escassos. A competição feminina por um marido, especialmente na faixa etária das pesquisadas, é muito grande. Elas, então, destacam a própria superioridade neste mercado competitivo para justificar a escolha deles por elas, em meio a uma oferta tão grande de mulheres mais jovens. Para elas, a principal qualidade masculina seria a de enxergar que elas são superiores às mulheres mais jovens.

As pesquisadas fazem questão de afirmar que eles são mais velhos do que elas, que eles têm "cabeça de velho", que se comportam como velhos. Elas seriam mais jovens do que eles, em termos de comportamento, personalidade e espírito.

A idade cronológica parece importar menos do que o comportamento ou "espírito jovem".

Ao constatar a satisfação dos casais pesquisados, percebi que, em vez de perguntar por que determinados homens se casam com mulheres mais velhas, deveria questionar os motivos que levam a maioria dos homens brasileiros a se casar com mulheres mais jovens. E, também, deveria questionar as razões que levam grande parte das mulheres brasileiras a aceitar e fortalecer, com seus medos e inseguranças, os preconceitos com relação ao envelhecimento feminino.

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/comportamento/por-que-os-homens-preferem-as-mulheres-mais-velhas/ar-BBJaPj9?li=AAggNbi

Autor / Fonte: HuffPost Brasil Mirian Goldenberg

Leia Também

Comentários