População do Vale do Jamari define em audiência pública prioridade de investimentos para a região



Comunidade ariquemense participa da audiência pública referente ao PPA 2016-2019



População do Vale do Jamari define em audiência pública prioridade de investimentos para a região. Com a participação de representantes dos setores empresarial e industrial, sindicatos, associações de produtores rurais, técnicos do governo e representantes de outras entidades do movimento social dos municípios da região do Vale do Jamari foi realizada segunda-feira (6), na Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema), em Ariquemes, a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2016-2019.

 
Os debates, com a participação dos segmentos da sociedade para definir as ações de governo, giraram principalmente em torno de 13 eixos temáticos, como saúde, segurança pública e inclusão social.

 
Os representantes do movimento social definiram como prioridades, para atender às demandas locais, mais investimentos para às áreas de educação, saúde e da segurança pública. Os investimentos deverão dar prioridade à contratação de novos professores e mais policiais militares e civis para atuar nos municípios de Ariquemes, Monte Negro, Cacaulândia, Campo Novo, Buritis, Rio Crespo, Cujubim e Alto Paraíso, que integram a região do chamado Vale do Jamari.

 
Na abertura da audiência pública, o secretário adjunto de Planejamento, Pedro Antônio Afonso Pimentel, disse Rondônia é um dos cinco estados que estão com a “conta no azul”, e isso é mérito de planejamento. “Estamos trabalhando para a sociedade. Hoje é dia de planejar junto com a sociedade civil, ouvir as reivindicações”, disse.

 

Ainda de acordo com secretário, o total de investimentos do governo na região do Vale do Jamari em todos os setores é mais de R$ 140 milhões.

 
No quadriênio 2011-2015 surgiu também a demanda extra do amparo aos usuários de droga indicada em 90% das audiências anteriores e que resultou na criação do Centro de Proteção e Tratamento de Dependentes Químicos (Crepad), atualmente com unidade funcionando em Cacoal e Vilhena.

 

A secretária adjunta de Agricultura, Mary Braganhol, destacou a importância de o planejamento das ações de governo ser discutido de forma democrática com a população, e destacou o papel inclusivo do programa de regularização fundiária. “Vamos visualizar o que foi planejado e executado, pensar no futuro em quatro anos, pois a agricultora é a mola mestra do nosso Estado, vamos trabalhar para garantir o desenvolvimento social e econômico”, ressaltou.

 

PARTICIPAÇÃO

Natan de Oliveira fala sobre a importância da participação popular
Natan de Oliveira fala sobre a importância da participação popular

 

O coordenador de Planejamento, Natan Oliveira, disse que a participação popular nas audiências vem aumentando e a de 2015 foi um sucesso, pois conseguiu reunir 50% a mais do que o número de participantes da última audiência realizada para elaboração do PPA 2011/2015. “Os rondonienses estão entendendo o processo participativo e a forma democrática do governador Confúcio Moura governar”, destacou.

 

Oliveira admitiu ainda que, com os cidadãos rondonienses participando das audiências públicas, discutindo e apresentando propostas para às demandas no planejamento estratégico, o Governo do Estado vai trabalhar e investir de forma mais pontual, embasado nas necessidades levantadas pela sociedade.

 

A secretária da executiva Vale do Jamari, Rosiliane Matias dos Santos, falou da importância de todos estarem participando PPA, e explicou que o Estado de Rondônia para o quadriênio 2016/2019 trabalhará principalmente em três eixos: bem estar social, competitividade e desenvolvimento dos municípios, uma vez que “ouvir a sociedade é o melhor caminho para se obter qualidade de vida”.

 

O delegado de polícia civil de Ariquemes, Renato Morari, vê no método de audiências públicas uma oportunidade para a população apresente as reivindicações aos técnicos da área de planejamento e ao governador Confúcio Moura. “Importante ficarmos focados para projeções de ações exequíveis e não mirabolantes, aqui estão pessoas centradas e com conhecimento nas áreas de educação, saúde e segurança pública”.

 
O prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, entende ser a abertura desses novos canais de diálogo com a sociedade civil, a partir de audiências públicas nas 10 regionais, a forma correta de ouvir e colher sugestões de todos os segmentos da sociedade e admitiu que na região do Vale do Jamari um dos setores que mais necessitam de investimentos é a área da segurança pública.

 

A mesma preocupação foi manifestada pelos deputados estaduais Alex Redando e Adelino Follador. “Sabemos que não é fácil, olhar só para uma região, mas o Vale do Jamari tem muito conflito agrário, é rota de drogas. Na medida do possível, o Estado precisa dar uma atenção maior. Precisamos aumentar o efetivo da policia civil e militar”, disse Redano.

 


 
Fotos: Suelly David

Autor / Fonte: Suelly David/Decom

Leia Também

Comentários