Poder Judiciário de Rondônia investe em Políticas de Segurança da Informação



A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) exerce papel cada vez mais relevante para as instituições da Administração Pública, por isso o Poder Judiciário de Rondônia (PJRO) investe nas Políticas de Segurança com o objetivo de proteger as informações de riscos e de ameaças que se apresentam nesta área.


Para garantir a segurança da informação o Poder Judiciário de Rondônia criou a Seção de Segurança que zela e controla os acessos aos sistemas de informações. Além disso a Coordenadoria de Informática adotou técnicas de segurança como a instalação de firewall (bloqueio de acessos externos para a rede do TJRO), e, também, filtros de conteúdo (bloqueio do usuário a sites externos).


Esses e outros procedimentos foram apresentados ontem, 26 de agosto, aos servidores da Comarca de Ji-Paraná que participaram da 1ª Semana de Segurança Institucional promovida pelo Comitê Permanente de Segurança do Poder Judiciário de Rondônia, que tem por objetivo incentivar a cultura de segurança institucional aos magistrados e servidores. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na seccional Ji-Paraná.


O analista judiciário Luiz Fernando Viscenheski ministrou a palestra “Política de Segurança da Informação no Poder Judiciário do Estado de Rondônia”, e explicou sobre a importância de ter normas e políticas que definam como armazenar corretamente as informações, assegurar acesso aos serviços de correio eletrônico e a correta utilização do uso de armazenamento.


Além disso, apontou os riscos de segurança que ocorrem como por exemplo ataques para extrair informações por meio da internet. “Os ataques em dispositivos da internet aumentarão cada vez mais em razão do alto valor de informações que possuímos em nossos computadores”, explicou.


Para o diretor de cartório da 3ª Vara Cível de Ji-Paraná, Eliel Batista Sales, a 1ª Semana de Segurança Institucional é uma forma de conscientizar o servidor público. “Recebi dicas que irão servir tanto para a minha vida profissional, quanto pessoal. Eu não era muito atento à questão de segurança e agora irei ter mais cautela em meus procedimentos rotineiros”.


A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Comitê de Segurança, desembargador Isaías Fonseca Moraes; do juiz de direito e diretor do Fórum de Ji-Paraná, Sílvio Viana; do juiz de direito Maximiliano Darcy David Deitos; da juíza de direito Ligiane Zigiotto Bender; do juiz Oscar Francisco Alves Júnior e do juiz Edewaldo Fantini Júnior.

 O seminário conta com o apoio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia e tem como palestrantes o doutorando Fabiano Sérgio Paiva Dias de Sá, e os especialistas Luiz Fernando Viscenheski e Francisco Carlos Pereira Junior.



Assessoria de Comunicação Institucional

Autor / Fonte: TJRO

Leia Também

Comentários