PMN, Patriotas, Pros, PCdoB e PSC discutem coligação, Acir se mantém com pré-candidato ao governo, Raupp destaca atuação do Incra

 

Governo – Há quem aposta que o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente do seu partido em Rondônia, pré-candidato a governador em outubro próximo tenha abdicado do seu objetivo de governar Rondônia, porque foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ledo engano. Ele e sua equipe jurídica têm certeza que conseguirão reverter a situação, por isso o senador continua seu trabalho de organização do partido visando as eleições deste ano, promovendo encontro regionais e até o próximo dia 7, ampliar o número de filiados com possibilidades de disputar os cargos proporcionais.

Donadon – A força política da Família Donadon no Cone Sul do Estado é uma realidade. Quem acompanha eleições tem conhecimento real do que representa os Donadon para Vilhena e região. Melki, ex-prefeito (Vilhena e Colorado do Oeste) filiou-se recentemente ao PDT e assumiu o diretório municipal. Sua cunhada, a deputada estadual Rosângela Donadon (MDB-Vilhena) deverá mudar de partido até o próximo dia 7, prazo máximo para a operação política. Caso não opte pelo PDT, Rosângela deverá se filiar a um partido, que coligue com o do cunhado, porque é pré-candidata à reeleição e pretende fazer dobradinha com ele. Quem viver verá...

Coligação – No próximo dia 21 será realizada importante reunião de dirigentes partidários em Porto Velho, visando as eleições deste ano. A meta é unir o PMN, Patriotas, Pros, PCdoB e PSC. Como o quociente eleitoral deste ano para deputado federal deverá girar em torno de 100 mil votos, os partidos menores se unem para garantir vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Problemas – A preocupação é unificar a cláusula de barreiras, porque nas eleições deste ano, em 14 Estados os partidos deverão apresentar no mínimo 1,5% dos votos válidos. Caso não obtenham o quociente o partido praticamente deixará de existir, pois ficará fora da cota do Fundo Partidário e perderá o tempo eleitoral no rádio e na TV. Na prática é o fim do partido.

Incra – O senador Valdir Raupp (MDB-RO) destacou na manhã de hoje (16) no encontro com a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em Porto Velho, a atuação do Incra no processo de regularização fundiária no Estado, com destaque para o programa Terra Legal. Raupp disse que o Incra foi fundamental para o desenvolvimento econômico-social na décadas de 70 e 80, e somente agora no governo Michel Temer volta a ter força e condições para assistir as famílias do campo. Foram entregues 600 títulos de regularização fundiária.

Respigo

Quem está de volta ao rádio em Rondônia é Marco Wolff, que durante anos comandou programa ao vivo, na rádio Boas Novas. Agora em seu retorno divide o programa Fala Porto Velho, com o veterano Jônatas Trajano, levado ao ar das segundas-feiras às sextas-feiras na Boas Novas das 11h30 às 12h30 +++ O vice-governador Daniel Pereira (PSB), que recentemente teve um embate de bastidores com o governador Confúcio Moura (MDB), que por enquanto, “abortou” a renúncia do cargo para poder disputar cargo eletivo este ano, está escanteado pela administração estadual. Tem passado mais tempo despachando no Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia-Sindsef que na vice-governadoria +++ As fortes chuvas da manhã de hoje (16) em Porto Velho trouxe à tona o eterno problema da capital: ruas e avenidas alagadas. Sem um sistema de galerias pluviais eficiente os moradores de Porto Velho, seja no centro ou nos bairros sofrem quando chove com intensidade no fim do inverno amazônico (chuvas), como agora, pois a terra já está bastante encharcada.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também