PM e Agentes Penitenciários controlam princípio de rebelião

 Na manhã de quinta-feira, dia 26, Agentes Penitenciários, coordenados pelo Gerente Regional da SEJUS, Robson Codesso e o Diretor do Semi-Aberto Zenilton Felbek, com o apoio de Policiais Militares de Rádio Patrulha e GOE, sob o comando do tenente coronel PM Plínio (Comandante do 2º BPM), acabaram com um princípio de rebelião que se iniciou na noite do dia 25, quando cinco apenados se rebelaram e tentaram agredir os Agentes do plantão.

 

2602rebeliaopre062

Tenente coronel PM Plinio dialoga com apenados

 

De acordo com o Diretor do Regime Semi-Aberto Zenilton Felbek, a confusão começou por volta das 22h00, de ontem, quando o apenado Fernando Vicente Boaro, não obedeceu a uma ordem legal do Agente e o ameaçou de morte. Logo em seguida, o apenado e mais quatro colegas de cela começaram a jogar pedras e pedaços de madeira nos Agente.

2602rebeliaopre022

 

Logo nas primeiras horas de hoje, os mesmos apenados retiraram todos os seus pertences da cela e atearam fogo em colchões. Depois, outros presidiários aderiram ao movimento e também atearam fogo nas camas e colchões. Em menos de dez minutos, o fogo já tomava conta dos três pavilhões.

 

Com o apoio da PM, que fazia a segurança externa do Presídio, os AGEPENS conseguiram conter os ânimos dos presidiários e contê-los em uma área de segurança para que o Corpo de Bombeiros pudessem apagar o incêndio.

 

Todo o prédio ficou danificado e os pavilhões A, B e C foram interditados pelo Corpo de Bombeiro. Até o momento, não se sabe se vai haver transferências dos apenados para outros presídios.

Autor / Fonte: ass- PM/RO

Leia Também

Comentários