Plano de Desenvolvimento Sustentável é debatido em Ouro Preto

O município de Ouro Preto do Oeste sediou nesta terça-feira (28), no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto – Aciop, uma audiência pública para a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES). Elaborado pelo governo federal em conjunto com o governo do estado, o PDES se baseia no conhecimento da realidade local e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, mediante a execução de um conjunto de diretrizes, programas e projetos. O instrumento considera peculiaridades regionais com o objetivo de promover a diminuição das desigualdades, favorecer a integração fronteiriça e aumentar a riqueza.

O evento que reuniu cerca de 230 pessoas, destacou relevância para o estado, e a sociedade organizada, os poderes e os agentes políticos devem tomar parte em sua discussão, tendo em vista que depois de finalizado ele se transformará em lei, que vai orientar a diretriz de desenvolvimento de Rondônia para os próximos 15 anos, com a previsão de inserção de políticas públicas fundamentais e sustentáveis que contemplem os interesses de toda sociedade rondoniense.



A audiência pública teve a presença da secretária Executiva Regional de Governo pólo IV, Maria Araujo de Oliveira, deputada federal Marinha Raupp, Antonio de Assis Furtado, chefe regional da Emater, prefeitos de Nova União (José Silva) e Vale do Paraíso (Luiz do Hotel), vereadores, presidentes de associações, estudantes e demais autoridades constituídas.

Os trabalhos de apresentação foram conduzidos pela coordenadora técnica do PDES, Zilene Santana Silva Rabelo que teve a efetivação participação dos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, economista Natan Oliveira que fez uma ampla explanação sobre o diagnóstico econômico do Estado. Segundo o economista Natan, um dos principais focos das audiências é a apresentação do PDES a toda a sociedade e assim poder construir a minuta do projeto de Lei. Logo, a mesma seria levada ao Poder Legislativo para que seja debatido e aprovado pelos deputados estaduais. Ele também destacou a evolução histórica do Produto Interno Bruto – PIB de Rondônia, enfatizando que o estado de Rondônia cresceu muito nos últimos anos na agropecuária, agricultura, indústria, entre outros setores.

A assessora técnica da Sepog, Ana Maria Vilar, fez um diagnóstico situacional participativo no Estado de Rondônia, o qual contempla 04 diretrizes e 28 programas.

A deputada federal Marinha Raupp que esteve presente durante toda a audiência pública do PDES - Rondônia já tinha conhecimento do projeto e a apresentação naquele momento só veio mostrar a importância da união dos poderes em prol do crescimento do Estado. “Hoje o governo do Estado fez uma apresentação mais ampla. É muito importante pensar na Rondônia no presente e no futuro. O governador do Estado Confúcio Moura está de parabéns e nós como parlamentar também estamos à disposição para fomentar essa parceria”, afirmou a deputada acrescentando – que deseja que as ações debatidas no PDES sejam colocadas em prática, independente de governos ou atribuições partidárias, e que a população rondoniense seja colocada em primeiro plano -

A secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, avaliou positivamente a iniciativa. “No momento em que o país está vivendo uma encruzilhada, precisamos descortinar novos rumos para a economia para a sociedade brasileira. Esse investimento numa base científica para que possamos pensar o Estado a partir de bases mais claras pro seu desenvolvimento é uma contribuição que a meu ver não é de governo é uma contribuição para o Estado”, pontuou a secretaria explicando - Os governos são efêmeros e muitas das vezes os que sucedem não conseguem ou não desejam, por qualquer questão, priorizar aquilo que o antecessor trabalhou e estudou –

Ao final da audiência pública todos foram unânimes que os resultados serão colhidos em breve já que o debate foi pautado em uma só palavra de ordem “Projetar Rondônia para o futuro com responsabilidade”.

Outros estados

O PDES de Rondônia é o primeiro de uma série de planos apoiados pelo Ministério da Integração com o objetivo de alavancar os estados do país. Estratégias para Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, por exemplo, estão em fase de contratação. Todos são elaborados em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), executada pela pasta com a missão de reduzir desigualdades e aproveitar potencialidades de desenvolvimento.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários