Placa do Mercosul para carros 0km será obrigatória em 2017

Placa do Mercosul para carros 0km ser obrigatria em 2017

© Redação / Foto: Divulgação Placa do Mercosul para carros 0km será obrigatória em 2017

O Denatran (Deparatamento Nacional de Trânsito) publicou no dia 24 de maio a Resolução nº 590 que especifica uma nova data para que as placas de formato padronizado para todo o Mercosul entrem em vigor. A partir de 1 de janeiro 2017, todos os veículos 0km deverão ser emplacados com o novo formato, assim como todos os que forem transferidos de estado ou município ou ainda os que efetuarem a troca de placa. Segundo o órgão, todos os veículos brasileiros terão até 31 de dezembro de 2020 para terem as placas padronizadas do Mercosul. Porém, a entidade não falou em valores para as trocas, pois as taxas de emplacamento variam entre os Detrans de cada estado.

A placa unificada com desenho padrão para todos os países do bloco, a exemplo do que acontece na União Europeia, era estudada desde 2010 e deveria entrar em vigor já neste ano, mas acabou sendo adiada. Todos os carros zero-quilômetro emplacados a partir de 1º de janeiro de 2016 adotarão as novas placas. Também passarão a usar a placa padronizada os veículos que tiverem solicitação de mudança de município ou necessidade de substituição ou de nova lacração das placas. Por isso, modelos já em circulação não precisarão fazer a substituição imediata.

Padrão com sete caracteres

A nova identificação terá sempre sete caracteres, sendo quatro letras e três números, com distribuição aleatória. Segundo o Denatran, isso permite mais de 450 milhões de combinações. O modelo brasileiro atual traz 175 milhões de combinações.

As medidas serão as mesmas usadas atualmente no Brasil, com 40 cm de comprimento por 13 cm de largura para carros e 20 cm por 17 cm para motocicletas. A cor de fundo será branca com as letras pretas, exibindo uma faixa azul na parte superior da placa com o emblema do Mercosul à esquerda, o nome do país onde o veículo é registrado no centro e sua bandeira à direita. 

Diferente do que acontece hoje, em que o que diferencia a categoria dos veículos é a cor de fundo da placa, nos novos modelos será a cor dos caracteres, distribuídos assim:

Particular: preto

Comercial e de auto-escola: vermelho

Oficial: azul

Diplomático/consular: dourado

De coleção: prateado

Especiais (de teste): verde

Para o Brasil, será adotada também uma faixa holográfica (DOV) na posição vertical no lado esquerdo da placa, contendo as especificações do fabricante, além da bandeira do Estado e do brasão da cidade no lado direito.

 

http://www.msn.com/pt-br/carros/servicos-e-manutencao/placa-do-mercosul-para-carros-0km-ser%C3%A1-obrigat%C3%B3ria-em-2017/ar-BBtDYIz?li=AAggXC1

Autor / Fonte: iCarros

Leia Também

Comentários