Pesquisa do Ibope confirma primeiros colocados, Cacoal sem representante na Ale, Joziel busca espaço na disputa pela Câmara Federal

 

Ibope – A segunda pesquisa estimulada do Ibope/TV Rondônia/Rede Globo envolvendo os candidatos ao governo de Rondônia foi publicada ontem (17) sem novidade. Os três primeiros colocados continuaram na mesma escala: Expedito Júnior, “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) 32%, Acir Gurgacz “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (­PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC), 14% e Maurão de Carvalho “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV), 12%. Os demais candidatos somaram 4% ou menos das intenções de voto.

Ibope II – A expectativa era que Acir Gurgacz, que recorreu (embargo infringente) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) despencasse. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também negou o registro de sua candidatura e ele teve que entrar com liminar para manter sua propaganda eleitoral no rádio e na TV. Não foi isso que ocorreu. Na primeira pesquisa Acir tinha 15% e caiu um ponto 14%, Maurão obteve 10% e agora subiu para 11% e Expedito ganhou dois pontos (30% para 32%). A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de outubro, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, foram consultadas 812 pessoas no Estado com idade superior a 16 anos e o registro no TRE RO-00295/2018.

Deputados – Cacoal não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa. A ex-deputada estadual Glaucione Rodrigues (MDB) renunciou, porque foi eleita prefeita em 2016. Apesar de estar entre os municípios de maior importância do Estado, a pujante Cacoal não tem deputado na Casa do Povo. O jovem Adailton Fúria (PSD), que disputou a prefeitura do município com Glaucione concorre a estadual, o mesmo ocorrendo com o vice-prefeito Cirone Deiró (PP), a ex-secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli (PSB) e o ex-deputado estadual Valdivino Tucura (Patriota). São nomes expressivos que estão na luta de vagas na Ale e com suporte eleitoral para se elegerem.

Federal – O vereador de Ji-Paraná, Joziel de Brito do MDB está entre os candidatos a deputado federal que buscam uma das oito vagas de Rondônia na Câmara Alta, nas eleições de outubro próximo. A opção do deputado federal Marcos Rogério (DEM) pela candidatura ao Senado abriu espaço político para Joziel, que sempre esteve entre os vereadores mais atuantes do município e foi o terceiro mais bem votado em 2016. Apesar da dificuldade que representa uma eleição a deputado federal, Joziel acredita que terá sucesso.

Federal – O ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon, candidato a deputado federal pelo PDT, que tinha o registro de candidatura negado pelo TER obteve, através de liminar no TSE condição para continuar a campanha. Ao contrário do que entendeu o TRE, o termo “instância superior” equivale por óbvio ao TSE, já que o registro de candidatura tramita originariamente no TRE, por se tratar de eleição de deputado estadual entendeu ministro da Corte superior. Melki é candidato.

Respigo

Com a impugnação da candidatura do vereador de Porto Velho, Zequinha Araújo (MDB), a deputado estadual, o seu suplente na Câmara Municipal, Isaque Machado (MDB) concorre à Assembleia Legislativa (Ale). Isaque já coordenava a pré-campanha de Zequinha, porque no caso da eleição do vereador, ele assumiria a vaga no legislativo municipal +++ A TV Allamanda-SBT de Rondônia promove na noite de hoje (18) o primeiro debate dos candidatos a governador a partir das 22h15. O mediador é o jornalista Daniel Adjuto, âncora da rede em Brasília e participam Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT), Expedito Júnior (PSDB), Coronel Marcos Rocha (PSL), Vinícius Miguel (Rede) e Pimenta de Rondônia (Psol).

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

 
Loading...