O ex-jogador Pelé permanece internado sob cuidados na unidade de terapia intensiva e em tratamento de suporte renal, mas apresentou melhora de sua condição clínica, informou o Hospital Albert Einstein em boletim médico nesta sexta-feira.

 

Pelé, de 74 anos, foi internado na segunda-feira e exames detectaram uma infecção urinária. Ele já havia sido internado no mesmo hospital em 12 de novembro com dores abdominais e passou por uma cirurgia para a retirada de cálculos no rim, uretra e vesícula, que dificultavam seu fluxo urinário.

 

"O paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está melhor de sua condição clínica e segue sob cuidados na unidade de terapia intensiva", disseram os médicos responsáveis pelo atendimento ao ex-jogador no boletim.

 

"Continua em tratamento temporário de suporte renal (hemodiafiltração veno-venosa contínua), lúcido, em ventilação espontânea, sem necessidade de drogas vaso-ativas ou outras terapias de suporte", acrescentaram os médicos.

 

O tricampeão do mundo pela seleção brasileira (1958, 1962 e 1970) tem sofrido com alguns problemas de saúde nos últimos anos. Ele passou por uma cirurgia no quadril há dois anos.

Exterior do hospital Albert Einsten, em São Paulo, onde Pelé está internado. 28/11/2014

© REUTERS/Paulo Whitaker Exterior do hospital Albert Einsten, em São Paulo, onde Pelé está internado. 28/11/2014

 

Em mensagens publicadas em sua conta no Twitter na quinta-feira, em inglês, Pelé escreveu "eu estou bem" e acrescentou que se encontrava em uma unidade especial para ter "privacidade" e continuar seu "tratamento e recuperação em paz".

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)