Parceria entre Governo e Fimca prevê turismo sustentável

Uma parceria entre o Governo do Estado e as Faculdades Integradas Aparício Carvalho promete transformar a Nova Vila de Teotônio, localizada às margens do Rio Madeira a 40 km de Porto Velho, num caso de sucesso no turismo sustentável.
O superintendente de Turismo do Estado Júlio Olivar visitou o diretor - geral da Fimca, Aparício Carvalho na tarde da quinta – feira, 16, para solicitar a participação de estudantes de Turismo no projeto de exploração turística da localidade e recebeu uma boa notícia.
 
“Temos grande interesse em participar desse trabalho e queremos envolver acadêmicos de diferentes cursos para garantir um turismo sustentável e fomentar o empreendedorismo na comunidade”, garantiu o médico Aparício Carvalho, acrescentando que a TV Porto Velho, emissora da Fimca, ajudará na divulgação no novo destino turístico. 
 
Depois que o titular da Setur oficializar na próxima semana o seu pedido de apoio à instituição de ensino superior, serão mobilizados os coordenadores dos cursos de Turismo, Gastronomia, Serviço Social, Arquitetura, Agronomia e Zootecnia para realizar um trabalho em parceria com a comunidade.
 
A primeira atividade será dos acadêmicos  de Turismo que participarão no dia 20 de fevereiro da solenidade de entrega da premiação do 2º Concurso de Fotografia Rondônia é Mais, que acontecerá no píer da Vila durante um evento com  desfile de moda, entre outras atrações para promover o local.
 
Em seguida, será realizada uma visita técnica com representantes da Faculdade para conhecer as necessidades da Nova Vila de Teotônio, cuja infraestrutura turística conta com campos de futebol, lanchonetes, restaurantes, trilhas, quiosques, bosques entre outros equipamentos implantados como compensação social da Usina de Santo Antônio.
 
Com essa conquista, o Governo da Cooperação cumpre uma importante meta na sua estratégia de fortalecer o turismo rondoniense, conforme Júlio Olivar. “A parceria com a Fimca é um momento marcante porque a proposta é realizar um trabalho permanente e não apenas uma ação momentânea, inclusive deverá ser implantado um núcleo universitário na Vila de Teotônio.”, concluiu ele.
 
 

Texto e Foto: João Albuquerque

Autor / Fonte: decom

Leia Também

Comentários