Palco Giratório começa a circular em Rondônia no domingo (31)

 

Quem abre o festival nesse ano no estado é o grupo Oriundo de Teatro, de Belo Horizonte (MG) com a peça “O Mistério da bomba H_”, que acontece no próximo domingo (31), às 19 horas, no Parque da Cidade em Porto Velho. A 17ª edição do Palco Giratório seguirá até o dia 28 de setembro em Rondônia e circulará também pelos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal e Vilhena.

 

 

Ao todo, serão mais de 70 atividades, entre apresentações, intervenções urbanas, intercâmbios e oficinas. “O Palco Giratório é uma das mais bem sucedidas iniciativas culturais no país. Através dele, o público tem acesso a espetáculos e manifestações de diversos gêneros e linguagens, contribuindo dessa forma, para o desenvolvimento socioeconômico do país, uma vez que as manifestações artístico-culturais contribuem e muito para o crescimento do ser humano” ressalta o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araújo Coelho.

 

 

Há 17 anos o Palco Giratório permanece como uma ação ímpar no cenário cultural brasileiro, reafirmando em cada edição, o compromisso com o desenvolvimento, a transformação e a difusão das artes cênicas a partir da circulação de espetáculos, grupos e coletivos de teatro, dança, circo e intervenções pelo Brasil. “A novidade desse ano aqui em nosso estado fica por conta da programação estendida para o município de Ji-Paraná, com a apresentação de cinco espetáculos” destacou Raniery.

 

 

No último dia 19 de março o projeto começou a circular pelo país, depois da abertura oficial, realizada pela primeira vez em Rondônia. “A abertura nacional do projeto acontece há 4 anos e ficamos honrados em sediar esse grande evento em 2014. Demos o ponta a pé inicial aqui em Rondônia e isso foi muito importante para o nosso estado, que participa do projeto há 16 anos. Esse é o sétimo ano que Rondônia realiza o Palco Giratório em formato de festival” destacou Fabiano Barros, coordenador de Cultura do Sesc em Rondônia.

 

 

A partir da abertura oficial, mais de 120 cidades começaram a receber o projeto, que em 2014, conta com a participação de 20 grupos, companhias e coletivos, oriundos das cinco regiões do país. Ao todo, serão 768 apresentações em 126 cidades nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Neste mês de setembro, a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, também estará recebendo o projeto.

 

Circuito Especial

 

Este ano, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna será homenageada em um Circuito Especial, com apresentação em 15 cidades. Aos 85 anos, ela é considerada a “dama da dança” no Brasil e trará ao Palco seu espetáculo “Qualquer coisa a gente muda”, coreografado por João Saldanha.

 

Em Rondônia, o espetáculo da bailarina acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, às 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho. Angel Viana também participará do “Pensamento Giratório” uma atividade que promove a reflexão e discussão sobre temas diretamente relacionados aos espetáculos apresentados e aos processos criativos dos grupos envolvidos e convidados, promovendo o intercâmbio entre a plateia e a classe artística local. O evento acontece no dia 18 de setembro, na Casa de Cultura Ivan Marrocos das 15h às 17 horas.

Autor / Fonte: assessoria

Leia Também

Comentários